Minueto
O Minueto de Frederik Kaemmerer Antigo manual de dança |
O minueto teve sua origem, como dança, na região de Poitu e seu nome vem de “pas menu” que significa passo miúdo. Sob o reinado de Luís XIV invadiu os salões da corte e se espalhou pela Europa, a ponto de se tornar a principal dança da aristocracia, atingindo o mais alto grau de luxo e magnificência.
É uma dança em andante, com a formação de figuras geométricas e mesuras.
Com a criação de academias, a dança tomou forma requintada, onde um mestre de dança coordenava, com seu próprio exemplo, os passos e gestos, comedidos e refinados de todo o conjunto.
O homem e a mulher, quando tomados pelas mãos, o faziam de maneira suave, executando lentos giros e reverências um para o outro. Era assim o minueto.
Influenciado por Paris, novo centro mundial da moda, começou a ser dançado pelos salões do mundo todo, influenciando assim as danças e a cultura de cada povo. Surge, então, o ciclo do minueto, dotado de elegância até mesmo no Brasil, onde muitos minuetos foram impressos para serem executados ao piano como apoio à dança. Os gestos comedidos e certa cerimônia começaram a aparecer no relacionamento entre homens e mulheres.
Fonte: rogeriobastos.blogspot.com acesso em 08/03/2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.