Jongo
Dança Jongo - parte 1 Dança Jongo - parte 2 Dança Jongo - parte 3 |
A Festa: é uma música feita para dançar, e se fundamenta com o "ponto", ou seja, a pessoa tem que "desamarrar"(decifrar) o "ponto". O "ponto" seria uma espécie de adivinha, onde o verso cantado não expressa de forma muito clara o que se trata, e é preciso descobrir para saber do que fala a música.
Exemplo de uma crítica feita a um chefe político:
"Tanto pau de lei
que tem no mato,
imbaúba é coroné."
A explicação do "ponto" é que no meio de muita gente boa que existe, foram escolher logo o "coronel" que não é bom, para um cargo tão importante. Segundo a comparação da música: Pau de Lei: Gente boa, e Imbaúba: árvore cuja madeira é ôca sem muita serventia, gente ruim.
Na maioria das vezes, a música é cantada por duas ou três vozes. Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contrária ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum, como passos para frente,pulos,giros ,etc.
Na Dança são utilizados os seguintes instrumentos musicais: atabaque guanazamba, guaiá, atabaque candongueiro, puíta,cuíca, atabaque cazunga.
Fonte: www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/ acesso em 18/04/2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.