Sequência de aulas - Arte Contemporânea
Autora: Professora Stella Maris Oliveira Ludwig - Curitiba/PR
1. Nível de ensino: Médio
2 Conteúdo Estruturante: Elementos formais, composição, movimentos e períodos.
2.1 Conteúdo Básico: Elementos formais (forma, superfície, cor, textura), composição (bidimensional, tridimensional, semelhanças, contrastes, deformação, estilização) e movimentos e períodos (Arte Contemporânea)
2.2 Conteúdo Específico: Arte Contemporânea
3. Objetivos
- Conhecer o conceito de Arte contemporânea.
- Identificar obras contemporâneas a partir de diferentes artistas desse estilo.
4. Número de aulas estimado: 4 aulas
5. Justificativa
Segundo Selma Moura (2008), o conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e ideias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.
Continue lendo
Por meio de novas formas de expressão e cultura é possível abordar o mundo e a vida, bem como sensibilizar e construir o conhecimento. Assim, o conhecimento da Arte contemporânea no Ensino Médio permite aos alunos uma aprendizagem significativa a partir dos saberes culturais de um determinado movimento e período artístico. Em decorrência dos artistas contemporâneos serem contestadores, questionadores, denunciar e falar o “não dito”, colocando-se frente ao mundo de maneira crítica, o trabalho com esse movimento e período artístico propiciará ao aluno tornar-se consciente da sua existência individual e social e mais crítico em relação ao mundo atual e a si mesmo. Portanto, segundo Oliveira e Freitag (2007), é imprescindível que a arte e, em especial, a Arte Contemporânea, deva ser discutida, problematizada, auscultada na escola, pois, grande parte do que se produz hoje no cenário artístico está em consonância com os conflitos e com a realidade que presenciamos diariamente, realidade esta que não podemos ignorar. A relevância da Arte Contemporânea no Ensino da Arte se deve à sua forma de manifestação, suas linguagens e conceitos que impulsionam diálogos, encontros e caminhos inusitados, possibilitando a compreensão e contextualização por parte dos alunos em formação sobre o mundo em que vivem e vice-versa.
Fechar
6. Encaminhamento:
7. Relações interdisciplinares
Ao tratar do assunto Arte contemporânea, busca-se relações com o conteúdo estruturante Estética, da disciplina de Filosofia, especificamente com os conteúdos básicos: Natureza da arte (o que faz com que uma produção seja considerada obra de arte); Filosofia e arte (as reflexões sobre o sentido e a representatividade da arte); Categorias estéticas (feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto etc.) e Estética e sociedade (a função social da arte). O objetivo de tais relações é o de possibilitar uma abordagem mais abrangente desse assunto, questionando a finalidade da arte, seu propósito – arte como objeto de reflexão, bem como a reflexão sobre se arte possui engajamento ou se ela se dá por si mesma, proporcionando o entendimento e o reconhecimento da Arte contemporânea.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno, a partir:
- da leitura das imagens de obras de Arte contemporânea - compreenda os elementos que estruturam e organizam as artes visuais; e estruture conceitos, discuta, analise e argumente sobre as imagens apresentadas, com olhar crítico;
- do vídeo - discuta, analise e argumente sobre o conteúdo;
- do questionamento sobre “O que é Arte contemporânea?” - relacione informações, conhecimentos e conceitos para se posicionar, argumentar e elaborar suas
Referências
MOURA, S. Arte Educação Para quê? (Razões para ensinar arte). Overmundo, 12 abr. 2008. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/arte-educacao-para-que-razoes-para-ensinar-arte. Acesso em: 09 ago. 2013.
OLIVEIRA, M. O. de; FREITAG, V. Arte Contemporânea na Escola: Experiências com professores em Formação Inicial. Revista Digital Art&, ano V, n. 08, out. 2007. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-08/trabalhos/16.htm. Acesso em: 09 ago. 2013.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed/DEB, 2008.
Fechar
Nome:Adrícia
E-mail:adricia_ipu@hotmail.com
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Gostou da Sequência de Aulas? Gostei muito
Comentários/Sugestões: Olá! Eu sou professora de Língua Portuguesa e de Artes e confesso que tenho um pouco de dúvida na hora de "fazer uma aula diferente" na disciplina de Artes. Na escola em que trabalho não são utilizados livros nesta disciplina e quando procuro algo na internet ou é muito limitado ou é muito 'fantasiado' para a realidade da escola e de meus alunos, no entanto hoje eu queria parabenizar, de verdade, quem postou esta aula, pois é simples, interessante e de fácil aplicação. Obrigada pelo envio!!! Foi, para mim, de grande utilidade!!!
Nome: Melissa Gurek
E-mail: mel_gurek@hotmail.com
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Gostou da Sequência de Aulas? Gostei muito
Comentários/Sugestões: Adorei a aula Stella!! Usei como referência pra aula que vou apresentar.
Nome: Margarete Conceição Portella
E-mail: margarete.portella@hotmail.com
Cidade/Estado: Cascavel/PR
Gostou da Sequência de Aulas? Gostei muito
Comentários/Sugestões: Gostei!
Nome: Eloana
E-mail: eloanas@gmail.com
Cidade/Estado: Pinhais/PR
Gostou da Sequência de Aulas? Gostei muito
Comentários/Sugestões: Aplicarei esta sequência e em seguida dou o retorno, mas de antemão já gostei bastante das escolhas... |