Disciplina - Arte

Sequência de aulas - Arte Contemporânea

Autora: Professora Stella Maris Oliveira Ludwig - Curitiba/PR

Ícone Download
Aulas na íntegra para impressão
1. Nível de ensino: Médio

2 Conteúdo Estruturante: Elementos formais, composição, movimentos e períodos.
2.1 Conteúdo Básico:  Elementos formais (forma, superfície, cor, textura), composição (bidimensional, tridimensional, semelhanças, contrastes, deformação, estilização) e movimentos e períodos (Arte Contemporânea)
2.2 Conteúdo Específico: Arte Contemporânea

3. Objetivos
  • Conhecer o conceito de Arte contemporânea.
  • Identificar obras contemporâneas a partir de diferentes artistas desse estilo.
4. Número de aulas estimado: 4 aulas

5. Justificativa
Segundo Selma Moura (2008), o conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e ideias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte. Continue lendo

6. Encaminhamento:

Icone aula 1
1ª Aula


icone aula 2
2ª Aula


ìcone aula 3
3ª Aula


Ícone aula 4
4ª Aula



7. Relações interdisciplinares
Ao tratar do assunto Arte contemporânea, busca-se relações com o conteúdo estruturante Estética, da disciplina de Filosofia, especificamente com os conteúdos básicos: Natureza da arte (o que faz com que uma produção seja considerada obra de arte); Filosofia e arte (as reflexões sobre o sentido e a representatividade da arte); Categorias estéticas (feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto etc.) e Estética e sociedade (a função social da arte). O objetivo de tais relações é o de possibilitar uma abordagem mais abrangente desse assunto, questionando a finalidade da arte, seu propósito – arte como objeto de reflexão, bem como a reflexão sobre se arte possui engajamento ou se ela se dá por si mesma, proporcionando o entendimento e o reconhecimento da Arte contemporânea.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno, a partir:
  • da leitura das imagens de obras de Arte contemporânea - compreenda os elementos que estruturam e organizam as artes visuais; e estruture conceitos, discuta, analise e argumente sobre as imagens apresentadas, com olhar crítico;
  • do vídeo - discuta, analise e argumente sobre o conteúdo;
  • do questionamento sobre “O que é Arte contemporânea?” - relacione informações, conhecimentos e conceitos para se posicionar, argumentar e elaborar suas
Ícone Fontes de Pesquisa Referências


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
ícone opiniões
Opiniões
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: