Disciplina - Arte

Sequência de aulas: Eu e a mídia – eu e o que consumo

Autora: Professora Stella Maris Oliveira Ludwig - Curitiba/PR

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1. Nível de ensino: Ensino Médio

2 Conteúdo Estruturante: Elementos formais, composição, movimentos e períodos.
2.1 Conteúdo Básico:  Elementos formais (forma, superfície, cor, textura), composição (bidimensional, tridimensional, semelhanças, contrastes, deformação, estilização) e movimentos e períodos (Pop Arte).
2.2 Conteúdo Específico: Eu e a mídia – eu e o que consumo – influência da mídia e produtos na formação da minha personalidade.

3. Objetivos
  • Reconhecer o meio como influência na construção da personalidade.
  • Dominar a técnica do recorte e colagem.
  • Entender o que é apropriação.
  • Entender e produzir uma composição.
  • Conhecer o gênero autorretrato.
  • Perceber a concepção de enunciado, signo e ideologia presente nas propagandas midiáticas.
4. Número de aulas estimado: 4 aulas

5. Justificativa

Segundo o historiador Luiz Carlos Ribeiro "o homem, ao subordinar-se às imposições do mercado e não exercer a vontade própria, transforma-se em coisa, perde sua humanidade".
Observa-se atualmente que a publicidade e a propaganda assumem papel determinante no modelo global de mercado. Nesse contexto, a produção passa por transformações que alteram a maneira como o sujeito se relaciona com os outros, consigo mesmo e com a mercadoria. Continue lendo

6. Encaminhamento:

Icone aula 1
1ª Aula


icone aula 2
2ª Aula


ìcone aula 3
3ª Aula


Ícone aula 4
4ª Aula




7. Relações interdisciplinares

Ao tratar do assunto Arte contemporânea, busca-se relações com o conteúdo estruturante Estética, da disciplina de Filosofia, especificamente com os conteúdos básicos: Natureza da arte (o que faz com que uma produção seja considerada obra de arte); Filosofia e arte (as reflexões sobre o sentido e a representatividade da arte); Categorias estéticas (feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto etc.) e Estética e sociedade (a função social da arte). O objetivo de tais relações é o de possibilitar uma abordagem mais abrangente desse assunto, questionando a finalidade da arte, seu propósito – arte como objeto de reflexão, bem como a reflexão sobre se arte possui engajamento ou se ela se dá por si mesma, proporcionando o entendimento e o reconhecimento da Arte contemporânea.

8. Aprendizagem esperada

Segundo as Diretrizes Curriculares de Arte (PARANA, 2008), “no processo educativo, a avaliação deve se fazer presente, tanto como meio de diagnóstico do processo ensino-aprendizagem quanto como instrumento de investigação da prática pedagógica, sempre com uma dimensão formadora, uma vez que, o fim desse processo é a aprendizagem, ou a verificação dela, mas também permitir que haja uma reflexão sobre a ação da prática pedagógica. ”
Ao final desta sequência de aulas espera-se que o aluno reconheça o meio como influência na construção da personalidade; domine a técnica do recorte, colagem e composição; conheça o gênero autorretrato e perceba a concepção de enunciado, signo e ideologia presente nas propagandas midiáticas.

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