Sequência de aulas: Eu e a mídia – eu e o que consumo
Autora: Professora Stella Maris Oliveira Ludwig - Curitiba/PRAulas na íntegra para impressão |
2 Conteúdo Estruturante: Elementos formais, composição, movimentos e períodos.
3. Objetivos2.1 Conteúdo Básico: Elementos formais (forma, superfície, cor, textura), composição (bidimensional, tridimensional, semelhanças, contrastes, deformação, estilização) e movimentos e períodos (Pop Arte).
2.2 Conteúdo Específico: Eu e a mídia – eu e o que consumo – influência da mídia e produtos na formação da minha personalidade.
- Reconhecer o meio como influência na construção da personalidade.
- Dominar a técnica do recorte e colagem.
- Entender o que é apropriação.
- Entender e produzir uma composição.
- Conhecer o gênero autorretrato.
- Perceber a concepção de enunciado, signo e ideologia presente nas propagandas midiáticas.
5. Justificativa
Segundo o historiador Luiz Carlos Ribeiro "o homem, ao subordinar-se às imposições do mercado e não exercer a vontade própria, transforma-se em coisa, perde sua humanidade".
Observa-se atualmente que a publicidade e a propaganda assumem papel determinante no modelo global de mercado. Nesse contexto, a produção passa por transformações que alteram a maneira como o sujeito se relaciona com os outros, consigo mesmo e com a mercadoria. Continue lendo
6. Encaminhamento:
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
4ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Ao tratar do assunto Arte contemporânea, busca-se relações com o conteúdo estruturante Estética, da disciplina de Filosofia, especificamente com os conteúdos básicos: Natureza da arte (o que faz com que uma produção seja considerada obra de arte); Filosofia e arte (as reflexões sobre o sentido e a representatividade da arte); Categorias estéticas (feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto etc.) e Estética e sociedade (a função social da arte). O objetivo de tais relações é o de possibilitar uma abordagem mais abrangente desse assunto, questionando a finalidade da arte, seu propósito – arte como objeto de reflexão, bem como a reflexão sobre se arte possui engajamento ou se ela se dá por si mesma, proporcionando o entendimento e o reconhecimento da Arte contemporânea.
8. Aprendizagem esperada
Segundo as Diretrizes Curriculares de Arte (PARANA, 2008), “no processo educativo, a avaliação deve se fazer presente, tanto como meio de diagnóstico do processo ensino-aprendizagem quanto como instrumento de investigação da prática pedagógica, sempre com uma dimensão formadora, uma vez que, o fim desse processo é a aprendizagem, ou a verificação dela, mas também permitir que haja uma reflexão sobre a ação da prática pedagógica. ”
Ao final desta sequência de aulas espera-se que o aluno reconheça o meio como influência na construção da personalidade; domine a técnica do recorte, colagem e composição; conheça o gênero autorretrato e perceba a concepção de enunciado, signo e ideologia presente nas propagandas midiáticas.
Referências |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |