Disciplina - Arte

Sequência de aulas - Eu e a mídia - Passo a passo

1ª Aula

Inicialmente propor uma atividade que servirá como “aquecimento”, para que o aluno perceba como é visto e como ele se vê. O resultado da atividade será resgatado posteriormente.

Entregue para cada aluno uma folha ofício branca, onde ele deverá escrever apenas seu nome. A folha de cada aluno passará, então, pela sala inteira, seguindo a ordem das filas de carteiras. A partir de um sinal do professor, cada aluno deve estar apenas com uma folha em suas mãos e deverá escrever uma qualidade do colega cujo nome está escrito na folha. Para cada pessoa que a folha passar, o aluno deverá escrever uma qualidade, até que a sua folha chegue novamente em suas mãos com as anotações de todos os colegas da sala. Propicie uns minutos para que o aluno leia as qualidades registradas pelos colegas. Então, peça para que cada um complete a listagem com as qualidades que ele acredita ter e que não apareceram na lista. No verso da folha, peça para que responda à pergunta “Quem sou eu?”. O professor deve explicar que, como os colegas o veem e como ele se vê é uma forma de leitura sobre o outro e sobre si mesmo. Esta atividade deve ser guardada para consulta posterior.


2ª Aula

Ícone vídeos
Eu Etiqueta
A partir da pergunta “Quem sou eu?”, apresentar o poema Eu Etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade, em forma de vídeo (Ícone ao lado).

Após apresentar o vídeo, ressaltar acerca da trajetória artística do autor, levando em consideração os dados biográficos, a época em que viveu e o caráter ideológico que tanto demarcaram o estilo de Carlos Drummond de Andrade.

Na sequência, distribuir o poema impresso aos alunos (ver no anexo do arquivo em PDF). Propor uma intensa reflexão, com vistas a analisar minuciosamente cada verso e extrair deles a essência, a mensagem implícita ou explícita.

Análise do poema:continue lendo...


Após a interpretação do poema, os alunos pesquisarão imagens em revistas.

Cada aluno deve escolher imagens de objetos e marcas que componham sua personalidade, seus gostos, para compor seu autorretrato Pop baseados no poema. É interessante o professor ressaltar que as revistas costumam apresentar excelentes imagens, pois trabalham com ótimos fotógrafos.

A qualidade da impressão, a riqueza de texturas, a quantidade de cores enriquecem a proposta. Os objetos retirados das revistas devem ser selecionados buscando diferentes cores, tamanhos, formas, posições e pontos de vista. Explique que essa técnica envolve a apropriação de imagens, pois utilizamos recortes de imagens de fotógrafos das revistas, e não imagens produzidas por nós. Nesse momento, o professor deve esclarecer o que é “apropriação de imagens”:

Apropriação de imagens: O termo “apropriação” designa o ato ou efeito de tomar para si, apoderar-se integralmente ou de partes de uma obra para construir uma outra obra. A apropriação já existe na arte há séculos - embora o uso do termo seja recente - e foi praticada por artistas como Poussin, Manet e Picasso. Também foi largamente utilizada na Pop Art, movimento artístico que dá nome ao autorretrato.

O aluno deverá procurar imagens, recortar e colecioná-las, seguindo a orientação do professor sobre o que é recorte:

Recorte: Percorrer o contorno das imagens com a tesoura cuidadosamente, como que redesenhando a forma em todas as suas sutilezas. Trata-se, neste primeiro momento, de retirar a figura de seu contexto original, separando-a do fundo.

Cada aluno deverá anotar as orientações acima para consulta posterior.

Obs.: Os alunos que não concluíram esta atividade em sala deverão terminar em casa.


3ª Aula

Nessa aula, usando uma folha A3 sulfite ou canson, o professor deverá orientar sobre como desenhar a estrutura básica de um rosto – de preferência com lápis 4B e suavemente - para montagem do autorretrato, preparando a estrutura para posterior colagem das imagens selecionadas e recortadas. (Ver sugestão de orientação de como desenhar a estrutura de um rosto no anexo do arquivo em PDF.)

Como se trata de um autorretrato, cada aluno deverá dar suas características à estrutura de seu rosto, percebendo e dando ao desenho o formato de seu rosto.

Com a estrutura do rosto pronta, as imagens recortadas deverão ser compostas na folha, próximas umas das outras, formando os autorretratos – olhos, boca, nariz, cabelo etc. Explique aos alunos o que é composição.

Composição: É a possibilidade de mover figuras no espaço até encontrar-lhes o local mais adequado. Para a realização da composição, não é suficiente apenas conhecer e dominar suas principais regras (equilíbrio, harmonia, contraste, simetria e assimetria, entre outros), mas reconhecer o conteúdo das figuras. Assim, conforme a disposição destas na superfície, os conteúdos podem ser ora reforçados, ora enfraquecidos ou mesmo anulados e, muitas vezes, ser inteiramente subvertidos em seus significados primeiros.

Resgatar com os alunos, nesse momento, a primeira atividade e o poema Eu Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, para que o autorretrato apresente as características das anotações e da discussão do poema. Para isso, releia o poema com os alunos e peça para que releiam as características registradas na primeira atividade, para estimular que a imagem a ser criada retrate esses dois momentos.

Quando o aluno tiver certeza da escolha da composição do autorretrato, fará a colagem das imagens. Para isso, os alunos, no ato de colar, deve buscar uma total aderência da figura recortada ao suporte, de modo a dar impressão de que a figura está ali, “quase que impressa”. O cuidado com o uso da cola é essencial nesse momento para que a folha não enrugue ou descole depois de seca.

Peça para que os alunos registrem as explicações sobre composição e colagem para utilização em outras aulas..


4ª Aula

Na quarta aula completamos os espaços vazios (no rosto, pescoço etc.). Esses espaços devem ser preenchidos com lápis de cor, giz de cera ou outro material escolhido pelo professor.

Com o autorretrato pronto, apresentar o movimento artístico Pop Arte, pedindo para que os alunos relacionem as características de seu autorretrato com o movimento Pop Arte a partir do estudo dos textos sobre o tema presentes no Livro Didático Público de Arte, páginas 87 a 97 (PARANÁ, 2006).


Recursos complementares:

A seguir, alguns recursos que podem ser utilizados para complementar a aula.

Filme: Os delírios de consumo de Beck Bloom – Trechos do filme onde é possível analisar as razões e o prazer no ato de comprar, o fetiche. Disponíveis em: <http://www.educacao.video.pr.gov.br/?video=12524>; <http://www.educacao.video.pr.gov.br/?video=12060>; <http://www.educacao.video.pr.gov.br/?video=12063>

Vídeo: O Bom Consumidor – Realizar análise do vídeo e comparar com trecho de filme apresentado anteriormente. Disponível em: <www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=17604>

Texto: Publicidade e Propaganda no ambiente Sociologia. Disponível em: <http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=345>


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