Relato: Apreciação de obras da pintora mexicana Frida Kahlo
Nome do Autor: Maria Madalena de Jesus GoedertInstituição / Escola: Colégio Estadual Nereu Ramos
Município / Estado: Manoel Ribas - Paraná
Conteúdo: Leitura Visual
Turma: 9º ano do EF
Data enviada: 05/03/2014
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-Dia Educação? Sim
1 Objetivo Geral
Criar condições para um espaço na escola de discussão sobre a pintora Frida Kahlo
1.1 Objetivos Específicos
Análise de obras individuais da pintora Frida Kahlo, destacando os elementos visuais.
Discutir a técnica de autorretrato na pintura e conhecer as características do trabalho de Frida Kahlo.
Despertar a valorização e o conhecimento sobre a Arte Mexicana.
Possibilitar a interpretação pessoal dos estudantes em relação a sua própria produção artística.
2 Problematização
Observa-se que os alunos não conhecem a si mesmo nem respeitam as individualidades presente na escola e na comunidade em que vivem, assim, por meio da análise das obras da pintora mexicana Frida Kahlo, busca-se dar condições para que desenvolvam a percepção dessa realidade.
3 Introdução à história de Frida
Frida, artista da primeira metade do século XX, teve uma vida marcada por tragédias pessoais. Com apenas 18 anos, sofreu um acidente que destruiu sua coluna e cujas sequelas lhe causariam sofrimento até a morte - entre elas, a impossibilidade de manter uma gestação. Após Frida sofrer um aborto espontâneo de seu filho com o pintor Diego Rivera, a pintura tornou-se, então, um espaço para demonstrar a sua dor, marcada pelos autorretratos.
4 Metodologia
Praticar a técnica de autorretrato na pintura e especificamente no trabalho de Frida.
Selecionar os trechos do filme Frida que mostram: 1 – o acidente de ônibus sofrido pela pintora, no início de sua juventude; 2 - ela sofrendo um aborto espontâneo e pintando esse momento; 3 - o fim de seu casamento, em que ela corta os cabelos e aparece na tela com uma tesoura nas mãos vestida de homem.
5 Atividade
Apresente os trechos do filme e fale sobre a vida de Frida, relacionando-a ao contexto do movimento muralista mexicano. Leve para a sala de aula algumas reproduções dos quadros de Frida e uma foto da pintora. Proponha que os alunos as observem e conversem sobre os símbolos que Frida utiliza em suas obras, como os pregos, a cama, os cabelos, assim como se seus traços são fidedignos. Proponha, por fim, que cada um desenhe seu autorretrato, considerando como a vida pessoal pode inspirar esse tipo de trabalho.
6 Avaliação
Observe a participação dos estudantes na atividade e a qualidade dos autorretratos.