Fazendo uma maquete
Ponto de partidaOs textos sobre Arquitetura , servirão para iniciar o tema. Utilize também o texto sobre Escala, em Matemática.
Comentário
A principal função deste projeto é a iniciação à ocupação real de um espaço, a visualização de uma planta baixa, de uma fachada em dimensões reais, mesmo que em menor escala, os alunos poderão ver o volume. Para tanto, é interessante que os alunos já tenham (ou estejam) estudando conteúdos em matemática tais como, geometria plana, fórmulas de área e perímetro.
Estratégias
1) Leitura e interpretação dos textos.
2) Dividir os alunos em grupos de quatro, pois a maquete exige uma distribuição de tarefas a fim de melhor detalhar a mesma.
3) Os grupos deverão escolher uma edificação para representar, de preferência alguma que eles possam ter acesso à planta baixa.
4) Trabalhar com o terreno real do projeto, fotografar, desenhar (croquis) e observar suas barreiras naturais (aclives, declives, ondulações).
5) De posse de uma cópia da planta baixa e dos registros, elaborar a maquete, que pode ser feita com sucata, por exemplo.
Produto final
A maquete.
Sugestões
1) Os alunos podem realizar, se possível, um trabalho de observação de implantação de um edifício num terreno, de colocação de vidros, de ventilação externa e interna etc, isto ajudará na realização da maquete.
2) Seria interessante um trabalho conjunto com a disciplina de matemática.
3) Sugestão de material para a confecção da maquete:
Papelão ondulado (caixas de presente, caixas de sapato...)
Papel higiênico molhado (muito bom para representar volume, secar com secador de cabelos)
Argila
Essa atividade foi extraída da aula "Fazendo uma maquete" da professor Valéria Peixoto de Alencar.
Disponível em: UOL Educação. Acessado em: 03/03/2017. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.