Ilustrando histórias
A proposta desta aula é exercitar a capacidade de sintetizar contos e outras histórias na forma de imagens, percebendo assim como as pessoas têm diferentes percepções sobre o que lhes é contado.Material
Papel, giz de cera, lápis de cor. Ou papel, pincéis e guache. Ou máquina fotográfica. Ou, ainda, materiais que permitam gravar imagens, como bandejas de isopor (sobre as quais podemos desenhar com tintas). A proposta é de que os próprios alunos escolham como farão sua ilustração.
Estratégia
1. Pesquisa e análise de ilustrações em livros de diferentes gêneros e épocas.
2. Os materiais sugeridos se relacionam a diferentes técnicas:
a) Papel, giz de cera e lápis de cor: desenho.
b) Guache: remete à aquarela, técnica utilizada sobre as ilustrações em litografia.
c) Fotografia: ilustração moderna.
d) Isopor e tinta: técnicas contemporâneas.
Atividade
A partir de um conto narrado pelo professor, os alunos deverão optar por uma técnica e elaborar uma ilustração para a narrativa. Pode ser a ilustração de uma cena, de um ambiente etc. A seguir, faz-se a exposição dos trabalhos e a discussão em sala de aula.
Sugestões
- Trabalho interdisciplinar com Português.
- Se o conto ou história estiver em um livro ilustrado, o professor não deve mostrar as ilustrações, para não influenciar os trabalhos dos alunos.
- Os alunos que optarem pela fotografia devem ser orientados: não se trata de qualquer fotografia, mas é preciso compor uma cena ou relacionar a imagem ao conto.
Essa atividade foi extraída da aula "Ilustrando histórias" da professor Valéria Peixoto de Alencar.
Disponível em: UOL Educação. Acessado em: 03/03/2017. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.