Cavaquinho
Instrumentos musicais - cavaquinho Instrumento com estilo |
No Havaí, levado pelo madeirense João Fernandes no ano de 1879, foi rebatizado pelos habitantes locais como ukulele (pulga saltadora). Lá, caiu no gosto da população e acabou se tornando símbolo da música havaiana. Na Indonésia, ganhou o nome de Kerotijong (ou viola de kerotjong ou ainda ukulele como no Havaí).
No livro "Instrumentos Populares Portugueses" encontramos a seguinte descrição: "Além deste nome [cavaquinho], encontramos ainda, para o mesmo instrumento outros com ele relacionados, as designações de machinho, machim, machete, manchete ou marchete, braguinha ou braguinho, cavaco etc."
Além das coincidências de formas e afinações do instrumento em seu país de origem e aqui, vemos ainda que em ambos os casos o cavaquinho está ligado a manifestações populares.
Sobre os gêneros que fazem uso do cavaquinho em Portugal, encontramos na mesma publicação o seguinte: "Como o instrumento de ritmo e harmonia com seu tom vibrante e saltitante, o cavaquinho é como poucos, próprio para acompanhar viras, chulas e prins".
Além dos gêneros que o utilizam em Portugal, outro detalhe marca a diferença entre o cavaquinho naquele país e no Brasil: a maneira de tocar. Enquanto aqui utilizamos a palheta para tanger as cordas, lá são usados os dedos da mão direita.
A Afinação mais usada no cavaquinho é a "Ré-Sol-Si-Ré", a partir da corda mais grossa - 4º, 3º, 2º e 1º. As cordas são contadas de baixo para cima com o instrumento na posição em que se toca. A afinação "Ré-Sol-Si-Ré" facilita a harmonia em relação aos acordes.
Aqui no Brasil o cavaquinho desempenha importante função no acompanhamento dos mais variados estilos, desde gêneros musicais urbanos como o samba e o choro, até manifestações folclóricas diversas como folias de reis e bumbas-meu-boi.
Composto de 4 cordas e empregado como instrumento de harmonia (centro e solo), o cavaquinho é presença obrigatória em qualquer grupo de samba, pagode ou chorinho.
Grandes nomes estão relacionados a este instrumento musical, sendo que alguns deles dedicaram boa parte da vida e obra ao cavaquinho. Como exemplo, Valdir Azevedo (responsável pelo famoso chorinho "Brasileirinho"), maestro arranjador Benedito Costa (que criou o cavaquinho de 5 cordas), além de Valdir Silva e Paulinho Casa Verde.
Fonte: www.infocidades.com.br/ acesso em 09/05/2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.