Relato: Texturas e formas
Nome do autor: Ivanir Bernardi GnoattoNome do Coautor: Alice Schmitz
E-mail para contato: ivanir@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: CEEBJA
Município / Estado: Francisco Beltrão - Pr
Conteúdo: Texturas e formas
Série: 5ª série EF
Data: 08/07/2011
Objetivo
Produzir e apreciar trabalhos artísticos em composições desenvolvidas a partir de texturas naturais, valorizando a diversidade de formas existentes na natureza, obtendo conhecimento e a livre expressão na sua construção.Justificativa
A escola é o espaço de vivência e de construção do conhecimento. O ensino de Arte busca promover o desenvolvimento e a potencialidade dos alunos na formação e na integração artístico-cultural para melhor viver em sociedade. Pensando na valorização e no respeito ao meio ambiente, decidimos trabalhar as formas com diversas texturas existentes na natureza.Metodologia
A metodologia desenvolvida nesta oficina teve como base a busca da matéria-prima oferecida pela natureza em suas diversas formas e texturas, como elemento visual e tátil nas composições artísticas dos alunos.Inicialmente foram desenvolvidas atividades de sensibilização dos sentidos (tato e visão), através de textos e imagens , abrangendo a natureza como um todo.
Feito isso, os alunos foram para a biblioteca e para o laboratório de informática, para pesquisar e observar a aplicabilidade do tema “ textura “ em obras de arte (Artistas pesquisados e observados e suas obras :Gustav Klimt, Jackson Pollock, Paul Klee, Josep Guinovart e Kandisky, entre outros), aprofundando assim o conhecimento sobre o tema podendo então aplicar nos trabalhos (composições) feitas em sala de aula..
Em seguida, os alunos foram a campo e recolheram o maior número de materiais que possibilitassem diferentes texturas para compor seus trabalhos com o tema livre.
Em sala de aula, os alunos selecionaram o material e através da técnica do decalque, com giz de cera, (colocamos o papel em cima da superfície e obtivemos a superfície desejada) os alunos fizeram vários experimentos com os objetos encontrados na natureza, obtendo inúmeras mostras de texturas multicoloridas.
O processo de criação das composições abstratas e figurativas se deu a partir das texturas desenvolvidas com o material disponível. Usando criatividade os alunos fizeram varias composições, resultando em trabalhos artísticos criativos , representativos e realistas.
Feitas as composições com muita cor e variadas texturas, os alunos apresentaram seus trabalhos, criando um intercâmbio de ideias entre eles. Por fim, os alunos fizeram um mural com os trabalhos no saguão da escola para serem vistos por todos.
Conclusão
Falar em textura é falar na qualidade das superfícies e em Artes Plásticas . A textura é um dos elementos básicos que se impõe ao tato e ao visual, qualquer que seja a forma ou o material: pedra , madeira, pano ou papel e, cada um desses materiais tem sua textura inconfundível na obra de Arte. A textura muitas vezes é a qualidade fundamental da obra e como tal, deve ser vista ,apreciada e trabalhada em composições feitas pelos alunos, com recursos naturais de que dispõe. Foi assim, dentro da aula, os alunos foram à procura de texturas e o resultado ficou à vista.OBS. Participaram deste trabalho alunos inclusos.
Referências
Nova Enciclopédia Barsa. São Paulo: E.B. do Brasil, 1998.Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação de jovens e Adultos no Estado do Paraná. Textos elaborados nos encontros da CADEP e das chefias com vistas à construção do projeto Político Pedagógico.
Ensinar EVT. Disponível em: ensinarevt.com/
She Artes. Disponível em: www.she.art.br/
Fotos enviadas pela Professora Ivanir Bernardi Gnoatto
As fotos mostram os resultados da oficina desenvolvida.