Sugestão de Leitura
A (des)Construção da Música na Cultura Paranaense
Ano: 2004
Org.: NETO, Manoel J. de S.Este livro descreve alguns aspectos da música (popular e erudita) do estado do Paraná. É um misto de coletânea de artigos, revista e documento histórico. Seus 80 artigos, escritos por 39 autores, demonstram a riqueza e a diversidade da música paranaense. Fonte: Livejournal
Editora Aos Quatro Ventos
Palavras-chave: Diversidade da música paranaense. Educação musical. Música popular e erudita do Paraná.
A História da Arte
Ano: 2000
GOMBRICH, Ernest.
A História da Arte desde as mais antigas pinturas em cavernas até a arte experimental de hoje. O objetivo do autor é trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem essas páginas com as mais ambiciosas das obras.
Editora: LTC
Palavras-chave: Arte. História. Mundial.
A necessidade da arte
Ano: 1977
FISCHER, Ernst
Um livro que concebe a arte como substituto da vida , como uma forma de colocar o homem em estado de equilíbrio com o meio circundante, ideia que contém o reconhecimento parcial da natureza da arte e da sua necessidade. Este livro representa uma tentativa para responder a diversas questões com base na convicção de que a arte tem sido, é e será sempre necessária.
Editora: LTC
Palavras-chave: Arte. História. Sociedade.
A sensibilidade do intelecto
Ano: 1999
OSTROWER, Fayga
Sempre apoiada em exemplos concretos, a autora, de renome internacional, mostra que nas várias épocas existem correspondências significativas entre o pensamento artístico e o científico. O livro contém 140 ilustrações de obras de arte, além de análises e desenhos explicativos.
Editora: Campus
Editora: Campus
Palavras-chave: Arte. Ciência. Pensamento.
Arte para quê?
Ano: 1984
ABREU, Aracy A.
Trazendo à luz documentos e depoimentos da época, este livro aborda um longo período a partir das tendências e circunstâncias que condicionam os movimentos artísticos ou expressões individuais de preocupação com o social nas artes plásticas no Brasil.
Editora: Nobel
Palavras-chave: Arte. Sociedade. História.
Brincando e Aprendendo: um novo olhar para o ensino da música
Ano: 2010
FERNANDES, Iveta Maria Borges ÁvilaFruto de pesquisas dos participantes do Projeto Tocando, Cantando,... fazendo música com crianças, este livro apresenta grande variedade de material didático, criado e experimentado em sala de aula pela equipe escolar de cada escola (na qual está incluso o pesquisador de música) de Educação Infantil e/ou de Ensino Fundamental I.
Reúne diversidade de jogos, materiais didáticos, composições musicais, visando desenvolver conhecimentos em música e ensino de música.O livro, ricamente ilustrado, é complementado por um CD-ROM que além de oferecer matrizes para que o jogo ou material didático seja construído, traz também vídeos e composições musicais feitas nas escolas!Editora: Cultura Acadêmica
Palavras-chave: Música, brincadeiras musicais, música na escola, ensino da música.
Como usar a música na sala de aula
Ano: 2001
FERREIRA, MartinsEsta obra de Martins Ferreira, foi desenvolvida com o intuito de capacitar o professor na utilização deste surpreendente veículo de comunicação que é a música. Com exercícios e muitos exemplos práticos, este livro serve como um guia para atividades com música desenvolvidas em todas as disciplinas. Da ópera às canções populares, de Beethoven à Waldick Soriano, o autor não teme em ousar, apresentando exemplos que envolvam todos os gêneros musicais para achar as melhores soluções direcionadas à cada área do conhecimento.
Editora: Contexto
Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Música.
Dança... Ensino, Sentidos e Possibilidades na Escola
acesse o trecho
Ano: 2008
BARRETO, Débora
Nesse livro, a autora parte das suas próprias experiências, buscando a compreensão dos fenômeno que envolve a corporeidade e a expressividade humanas, investigando o sentido do dançar. Numa análise mais profunda, apresenta sua concepção estética de educação apoiada em diversos autores contemporâneos.
Editora: Autores associados
Palavras-chave: dança, educação, estética, sentidos e sensações, dança na educação.
Dançando na Escola
Ano: 2003
MARQUES, Isabel A.
Neste livro, a autora reúne e revisita seus artigos publicados nos últimos dez anos, no Brasil e no exterior. Com abordagem teórico-prática, busca aprofundar e detalhar discussões relativas a currículo, corpo, história e educação de professores, relevantes para difusão de um ensino de dança crítico e transformador.
Editora: Cortez
Palavras-chave: Dança. Corpo. Educação.
Domínio do movimento
Ano:1978
Primeira obra publicada no Brasil com os estudos de Rudolf Laban. Organizado por Lisa Ullmann, este livro explora relacionamento entre as motivações interiores do movimento e o funcionamento exterior do corpo. Contém ainda numerosos exercícios e uma seleção de cenas mímicas que se destinam à sensibilização intelectual, emocional e física.
LABAN, Rudolf
Editora: Summus
Palavras-chave: Dança. Físico. Corpo. Emoção.
Ano: 2003
RENGEL, Lenira
A autora nos oferece o perfil de Laban que faz brotar de suas enunciações. Lenira Rengel rearranja suas descobertas e dá nascimento a um Laban em que a tríade formada pelo pensamento, pela fala e pela ação não deve ser entendida e muito menos aplicada de forma segmentada. O valor dessa proposta, encarnada em cada um dos 189 verbetes aqui descritos, é o eixo da sua melhor contribuição. E o que faz deste um Dicionário dedicado não somente à consulta de quem busca esclarecer alguma dúvida, mas também uma fonte inspiradora, capaz de estimular a criatividade do seu leitor.
Editora: ANNABLUME
Palavras-chave: Laban, dança, Lenira Rengel
História & Música
Ano: 2005
NAPOLITANO, Marcos
O Brasil é, sem dúvida, uma das grandes usinas sonoras do planeta e um lugar privilegiado não apenas para ouvir música, mas também para pensar a música. Tem sido a intérprete de dilemas nacionais e veículo de utopias sociais; canta o futebol, o amor, a dor, um cantinho e um violão. Apoiado em sólidas bases teóricas, Marcos Napolitano faz uma análise histórica das diversas vertentes musicais e culturais que construíram a música popular brasileira, em suas diversas formas, gêneros e estilos.
Editora Autêntica
Palavras-chave: Música, história da música, música brasileira.
Inquietações e mudanças no ensino da arte
Ano: 2003
Org.: BARBOSA, Ana M.
Esta obra procura tratar de temas como - a formação de professores de Arte; a educação do olhar no ensino da Arte; multiculturalidade e interdisciplinaridade; tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte; aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto Portinari; ensino da Arte na internet - contexto e pontuações.
Editora: Cortez
Palavras-chave: Arte. Arte educação. Ensino.
Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais
Ano: 2003
RICHTER, Ivone M.
Esse estudo versa sobre o ensino intercultural das artes visuais na escola e é constituído por dois eixos principais: a multiculturalidade no Brasil e a estética feminina do cotidiano. Discute tendências contemporâneas internacionais sobre educação intercultural e sobre o ensino das artes visuais. A estética do cotidiano é abordada por meio do conceito de "fazer especial" desenvolvido por Dissanayake e de "valor estético" desenvolvido por Rader e Jessup. Para trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das artes visuais foi necessário ampliar o conceito de arte usualmente utilizado na escola para um sentido mais amplo de experiência estética, incluindo, dessa forma, as chamadas "artes menores". O trabalho envolveu uma pesquisa de campo sobre a estética feminina do cotidiano nas famílias de alunas(os) de uma escola municipal de ensino básico da cidade de Santa Maria, RS, e uma experiência de educação intercultural no ensino das artes visuais, nessa escola, envolvendo gênero e etnia e fundada no cotidiano.
Editora: Mercado de Letras
Palavras-chave: Artes visuais. Interculturalidade. cotidiano.
Jogos para atores e não atores
Ano: 2005
BOAL, Augusto
Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores. Teatro é algo que existe dentro de cada ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã ou em praça pública para milhares de espectadores. Em qualquer lugar, até mesmo dentro dos teatros. Versão mais completa do já célebre manual de jogos e exercícios do teatrólogo. O livro sistematiza os exercícios utilizados pelo Teatro de Arena entre 1956 e 1971, oferecendo métodos de importância inestimável para o ator e para o homem comum.
Editora: Civilização Brasileira
Palavras-chave: Teatro. Jogos teatrais. Atores e não atores.
Metodologia do Ensino de Teatro
Ano: 2005
JAPIASSU, Ricardo
O livro é uma referência para profissionais da educação interessados em discutir o papel das diferentes linguagens artísticas. Acompanha um guia de atividades que pode ser utilizado em sala de aula.
Editora: Papirus
Palavras-chave: Teatro. Arte. Ensino da Arte.
Ano: 1982
SQUEFF, Enio
WISNIK, José Miguel
Como fazer uma pesquisa para falar do nacional-popular, sem repor a relação de autoridade? Primeiro, não definir a cultura nacional-popular: tomar esse caminho levaria, certamente, a cair na armadilha do próprio conceito. O nacional-popular é essa unidade que destrói as diferenças culturais e impedem a identificação do indivíduo à sua classe, raça e etnia. As pesquisas de Filosofia, Música, Literatura, Artes Plásticas, teatro, Cinema e Televisão.
Editora Editora Brasiliense
Palavras-chave: Música, história da música, música brasileira.
O OUVIDO PENSANTE
Ano: 1991.
SCHAFER, Murray
Neste livro, o autor oferece uma visão dos fenômenos musicais, em que cabe uma gama de sonoridades que compreende, entre outros, o ruído estridente das metrópoles, os sons da neve, das folhas, dos sinos, dos elementos primordiais - terra, fogo, água e ar -, os sons antigos já perdidos, e até mesmo o silêncio dos lugares distantes e esquecidos.
Fonte: O Livreiro
Editora: UNESP
Palavras-chave: Experiência acústica, fenômenos musicais.
O Som e o Sentido - uma outra história das músicas
Ano: 1999
WISNIK, José Miguel
Este livro pode ser lido como um guia, que se apoia constantemente em dois elementos básicos: o recurso à experiência acústica concreta e a comparação com as outras estruturas produtoras de sentido (a língua, o mito, a sociedade). Apresenta "uma rede de questões (das físico-acústicas às estritamente ideológicas) que dificilmente se encontrariam, com tamanha complexidade, nos textos especializados". Lançado há dez anos, em 1989, O som e o sentido inclui agora um CD no lugar da antiga fita cassete.
Fonte: Livraria Cultura
Editora Companhia da Letras
Palavras-chave: Guia musical. Experiência acústica. Estruturas produtoras de sentido.
Pausa para ouvir música - um jeito fácil e agradável de ouvir música clássica
Ano: 2008
ZAGONEL, Bernadete
Esse livro mostra ao leitor, que toda e qualquer música pode ser entendida e apreciada apenas sendo ouvida, inclusive a música clássica que costuma causar resistência nas pessoas. A autora afirma que é comum apreciarmos uma música sem conhecer suas estruturas, sem saber o que há dentro dela e que por meio de uma escuta concentrada e dirigida, é possível desvendar muito do que está escondido e que isso levará a uma maior satisfação em ouvir, além de auxiliar na construção do conhecimento musical.
Editora Instituto Memória
Palavras-chave: Música Clássica. Estrutura musical. Escuta dirigida. Conhecimento musical.
Psicologia da Arte
Ano: 1999
VYGOTSKY, Lev S.
Por um lado, o estudo das artes começa a carecer cada vez mais de fundamentações psicológicas. Por outro, a psicologia, ao tentar explicar o comportamento em seu conjunto, também não pode deixar de propender para os complexos problemas da reação estética. Se incorporarmos aqui a mudança que ora experimentam ambas as ciências, a crise de objetivismo que as envolve, isto irá determinar até o fim a acuidade do nosso tema.
Palavras-chave: Psicologia. Arte. Psicologia da arte.