Disciplina - Arte

O mais antigo anime japonês

Imagem do primeiro anime japones
Dois dos mais antigos filmes japoneses - uma fábula popular e uma comédia sobre um guerreiro samurai - foram descobertos mais de 90 anos depois de lançados.

Os filmes, com duração de dois minutos, são os pioneiros da indústria do "anime" japonês, que se tornou um dos principais produtos de exportação do país.

Os dois filmes, até então conhecidos apenas por relatos históricos que afirmavam que foram apresentados em 1917 e 1918 - foram encontrados em 2007 em um antiquário da cidade de Osaka, no leste do Japão - afirmou o National Museum of Modern Art.

Acredita-se que uma das animações, intitulada Namakura Katana (Uma Espada Obtusa), é a mais antiga animação japonesa já feita. O filme - uma comédia - conta a história de um guerreio samurai que é enganado ao comprar uma espada com as lâminas cegas. Ele tenta atacar as pessoas que passam, para testar a espada, mas as pessoas simples revidam e lhe dão uma surra.

O outro filme - Urashima Taro, lançado em 1918 - mostra uma famosa história do folclore japonês sobre um pescador convidado a ir até um castelo submarino depois de ter salvo uma tartatuga marinha em uma praia.

"Os dois haviam sido mantidos dentro de recipientes de celulose, o que evitou que os filmes se deteriorassem, graças à boa ventilação", explicou Yoko Akasaki, pesquisadora de filmes do museu. "Sabíamos da existência desses filmes apenas por menções em documentos históricos. Confirmamos que eram os filmes porque tinham título".

Acredita-se que o primeiro filme de animação criado no Japão só foi mostrado em janeiro de 1917, poucos meses antes de Namakura Katana ser projetado nas telas.

Naquela época, os filmes mudos eram projetados, acompanhados de uma narração.

As duas animações representam um interesse particular para pesquisadores, continua a Sra. Akasaki. "Foram produzidos com materiais muito engenhosos - por exemplo, a técnica de sombras no meio da história".



Fonte: www.abc.net.au em 28 de março de 2008. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: