Sugestões de leitura
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. Editora Perspectiva, 2007
Este livro abre ao leitor brasileiro uma visão pouco conhecida da obra brechtiana: a da peça didática como uma proposta de teatro que abole a presença do espectador e a converte em ação participativa. Todos são atuantes na ação encenante. Reunindo em uma síntese original Viola Spolin, Jean Piaget a Brecht, a autora esboça aqui uma autêntica teoria do jogo de aprendizagem e da educação, propondo inclusive elementos para a sua metodologia e implementação prática. (Fonte: Livrarias Saraiva)
Palavras-chave: teatro, jogos teatrais, Brecht, peça didática.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Editora Civilizações Brasileira, 2009.
Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores. Teatro é algo que existe dentro de cada ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã ou em praça pública para milhares de espectadores. Em qualquer lugar, até mesmo dentro dos teatros. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: jogos teatrais, Teatro do Oprimido, atores, teatro.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. Editora Perspectiva, 2004.
A procura de um sistematização do ensino de Teatro norteia as preocupações deste livro, que vem preencher lacunas sensíveis, em nosso meio, neste espaço cheio de dúvidas e contradições, que é o Teatro aplicado à Educação ou, como se pretende atualmente, Teatro-Educação. (Fonte: Livrarias Saraiva)
Palavras-chave: jogos teatrais, teatro, atores.
REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola. Atividades globais de expressão. Editora Scipione, 1993.
Esta obra apresenta vários jogos teatrais e dramáticos adaptados às diferentes faixas etárias, os quais favorecem, entre outros aspectos, o relacionamento, a espontaneidade, a imaginação e a percepção das crianças de ensino fundamental. (Fonte: Cia do Livro)
Palavras-chave: jogos teatrais, atores, teatro.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. Editora Perspectiva, 2007.
Parte de um projeto – que se tornou uma grande contribuição ao ensino de teatro –, este livro é uma demonstração ao vivo do quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica. (Fonte: Livraria Saraiva)
Palavras-chave: atores, jogos teatrais, teatro.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. Editora Papirus, 2001.
O livro constitui referência bibliográfica relevante para profissionais da educação interessados em discutir e resgatar o papel e o espaço das diferentes linguagens artísticas, além de fornecer um guia de atividades que pode ser utilizado em sala de aula e para grupos. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: atores, jogos teatrais, teatro.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. Editora Perspectiva, 1996.
Este livro é antes de tudo o registro de uma prática: a do jogo teatral a partir do texto 'modelo de ação' das peças didáticas de Brecht (o Lehrstück). Ingrid Koudela expõe agora o que conceitua como um 'método para investigação das relações dos homens entre os homens', onde transparece não só a grande importância do educador, como também a renovação da própria função teatral. (Fonte: Livrarias Saraiva)
Palavras-chave: jogos teatrais, teatro, atores.