Disciplina - Arte

Relato: Amazônia - Leitura de imagem

Nome do autor: Eliane de Jesus Honório Szpaler
E-mail para contato: poemas_arte@hotmail.com
Instituição / Escola: Escola Municipal Profº Dislon Teixeira Coelho
Município / Estado: Jardim Alegre - PR
Série: 5º ano Ensino Fundamental
Conteúdo: Leitura de imagem
Data enviada: 25/02/2013
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim, imagens
Nomes e links para os arquivos do portal:

Ícone imagem
Obra Amazônia da artista Eliane Szpaler





Relato

Longe de ser apenas um objeto para que mosquitos pousem, a Arte tem toda uma influência que poucos de nós conhecemos realmente. 

Segundo Philip Baxter Meggs (1942-2002, apud VIEIRA, 2008, p.03):  "(...) a Pré-História serviu de palco para o nascimento da comunicação visual, pois os desenhos primitivos, num sentido mais amplo, eram desenvolvidos como uma forma utilitária e ritualística". Com base nisso, partimos do pressuposto de que a Arte é uma forma de comunicação e, portanto, precisa comunicar o papel social de cada um.

Para Batistela (2008, p. 03-04), "a Arte transmite o entendimento do homem sobre sua existência e, neste ponto, funda-se a sua dimensão simbólica [...] o seu domínio é o indizível, da sensibilidade [...] a arte é o domínio fecundo, pois nosso contato com ela nos transforma". Logo, a Arte faz parte do papel social e crítico da humanidade, por meio dela e com ela podemos reconhecer nosso papel de construtores do social.

Os avanços tecnológicos verificados na área da informática vêm provocando verdadeira revolução nos meios de comunicação em todo o mundo. Através do ciberespaço é possível fazer compras, trocar mensagens, conversar com outras pessoas, transmitir imagens, ter acesso a um volume imenso de informações e fazer muitas outras coisas. (AZEVEDO, 2010, p. 158).  Dentre essas coisas, estão atualizar-se e mudar de vida, pois hoje é possível entrar na cultura de qualquer país, fazer cursos on-line a qualquer hora e momento, ou em qualquer lugar sem se preocupar, pois está ao nosso dispor um mundo de informações.

Assim, comprar produtos, buscar informações e agir conforme a sua necessidade, criatividade, disponibilidade e desejo, são ações perfeitamente simples nos dias atuais, e usar fontes de artistas pode ser mais simples do que se pensa.

Tempo para o desenvolvimento:  Um mês.

Objetivo geral: 
Utilizar a arte como forma de incentivo à pesquisa sobre meio ambiente.

Objetivos específicos:


- Trabalhar a interdisciplinaridade do tema.
- Promover uma conscientização da responsabilidade ecológica individual.
- Utilizar a arte como forma de comunicação.
- Expressar seus conhecimentos por meio da arte.
- Pesquisar temas atuais.

Conteúdos a serem desenvolvidos:
Meio ambiente - seres vivos (de cada região);
Fontes naturais;
Preservação e Meio ambiente;
Amazônia - desmatamento.

Desenvolvimento:


Por meio da observação da tela “Amazônia”, da artista plástica paranaense EJeHoS, podemos realizar um trabalho de exploração com os alunos.

1ª fase: observação da tela.
2² fase: exploração de questões como:
a) O que podemos ver nestas imagens?
b) Qual seria a mensagem da artista?
c) Como está a realidade da Amazônia hoje?

Próximo passo: Pesquisa em grupo

A turma deverá ser dividida em dois grupos; cada grupo realizará uma atividade:
a) Pesquisa de textos referentes à Amazônia de ontem e de hoje na Internet, livros ou revistas.
b) Busca de imagens sobre a Amazônia.

O professor promoverá a leitura dos diferentes textos encontrados. Os grupos produzirão textos-síntese sobre a Amazônia. Em seguida, devem criar cartazes a respeito dela.

Informações sobre a obra:
Feita com plumas e sobre uma tela com recortes escolhidos especialmente para promover no observador a sensação de recortes de imagens, como cenas na memória, do que um dia foi belo e que agora está projetado apenas na lembrança, a tela “Amazônia” ficou exposta na sede brasileira da ALA (Academia Latino-americana de Arte) em São Paulo, por 4 anos, e foi somente retirada da galeria a pedido da artista que trocou esta, pela obra:”Mãe Natureza”.

Trabalho interdisciplinar:
- Matemática: podem ser explorados os números de índices de desmatamento, produção de gráficos e tabelas com dados, entre outros;
- Língua Portuguesa: explorar a produção escrita dos cartazes;
- História: a história da Amazônia, o ontem e o hoje;
- Geografia: a localização da imagem da tela no mapa, pontos principais, rios etc.;
- Arte: os alunos poderão ser convidados a realizar uma releitura da obra “Amazônia”, promovendo uma exposição na escola para os colegas e professores.

Considerações finais:

A aula transcorreu no ritmo de exploração, pois sempre uso as pinturas em sala de aula. O interesse dos alunos foi o de sair da rotina e poder pesquisar na biblioteca da escola sobre os animais da Amazônia e suas características. Após conhecerem um pouco mais sobre isso, a partir de imagens da internet que mostravam a imensidão amazonense, pudemos realizar um trabalho coletivo de produção de texto que explorou também a cênica. Pintamos em sulfite o animal que cada um gostou mais, e usamos fantoches para concluir a atividade, promovendo um diálogo entre bichos da Amazônia e bichos que não são da Amazônia. Gosto de usar telas, pois através delas trabalho a interdisciplinaridade e exploro outras possibilidades através da leitura de imagem.

Referências


BATISTELA, Kellyn, et al. História da Arte. Indaial Associação Educacional Leonardo da Vinci, 2008.
VIEIRA, Francisco P. Arte Brasileira. Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Indaial: Ed.Grupo UNIASSELVI, 2008. 184p.
Recomendar esta página via e-mail: