Jogos teatrais - Pantomima
Sugiro que a aula se inicie com uma conversa sobre o que é teatro. O ideal é lançar a questão e pedir para que os alunos tentem responder em frases curtas ou palavras e anotar as respostas no quadro. É importante tentar evitar aprovação ou reprovação para alguma resposta. Encerrada a fala dos alunos, observe que o teatro é uma expressão humana que existe há muito tempo, tratando-se de um campo vasto, como o próprio grupo demonstrou ao achar sinônimos para seu significado. Mas a maior intenção do teatro em exercícios práticos na escola é desenvolver a capacidade e compreensão, interpretação e representação de uma situação ou textos curtos.Para isso é importante que eles tenham em mente metas a serem alcançadas em cada encenação. Segue abaixo alguns exemplos que podem ser citados em sala:
- Questão da visibilidade: se a intenção é comunicar idéias através de gestos e palavras, os corpos e rostos de quem atua devem estar visíveis para o público. Portanto eles devem estar atentos para que o cabelos não encubram seus rostos; devem se posicionar o máximo de frente para o público mantendo posições frontais, de um quarto ou um terço no palco e nunca encobrir o rosto com os membros, principalmente quando estiverem falando ou fazendo uma expressão importante;
- Concentração: o aluno deve se preparar para se desligar do que acontece fora do palco, mantendo todo o foco na atividade que estiver realizando. É muito importante acreditar naquilo que está sendo encenado para manter o distanciamento do público e ao mesmo tempo conseguir veracidade na atuação;
- Expressão: cada um deve gerar dentro de si uma energia que mova todo o seu corpo na cena. Mesmo sendo iniciantes eles devem ter bem claro que o palco não é lugar para olhar para o alto buscando inspiração, nem cruzar os braços por causa do acanhamento. Eles não devem ter medo de se expor, por isso o gesto deve ter início e fim bem definido e as expressões faciais devem ser amplas e evidentes.
No início sugiro que sempre se trabalhe com a Pantomima, que apesar de ser uma técnica difícil, é ao mesmo tempo muito próxima dos alunos. A maioria se sente mais confortável para fazer pequenas cenas perante a turma quando não precisam se preocupar em falar. Para fazer os alunos entenderem como funcionam as metas de encenação no caso da pantomima, pode-se explicar que ela é um tipo de encenação que comunica uma idéia ou ação sem o uso de diálogo.
O ator Marcel Marceau(1923-2007) pode ser citado como um ator que dedicou toda sua obra ao trabalho da pantomima:
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O próprio professor pode dar o exemplo das metas de encenação, representando uma situação simples de uma pessoa que sentindo sede, vai até a geladeira, pega um jarro de água, fecha a geladeira com o jarro na mão, pega um copo sobre uma mesa, enche o copo de água, bebe, põe o copo e o jarro sobre a mesa e sai. O professor pode fazer a cena inteira com objetos imaginários e sem falar uma palavra. No final pergunta aos alunos o que estava fazendo. Após as manifestações dos alunos ele pode também demonstrar o certo e o errado. Por exemplo: como você fica quando está com sede? Como podemos demonstrar isso? Se eu entro em cena indo em direção à geladeira, ela vai estar de frente para o público, fazendo com que eu fique de costas? Se eu abri a geladeira e peguei um jarro, vou deixar a geladeira aberta ou vou fechar? Assim como depois que eu peguei o copo, enchi e bebi a água, o que eu faço com o jarro e o copo? Eles não podem simplesmente desaparecer de minhas mãos. Qual é a expressão de alguém que mata a sede bebendo água? Continua a mesma do início da cena?
Com estas perguntas simples os alunos percebem na prática o exercício das metas de encenação e entendem o que deverão fazer nas atividades. Como na maioria das vezes os alunos ficam ansiosos para experimentar a sensação de representar, sugiro que seja dada uma atividade de pantomima em duplas ou trios, onde os alunos devem criar uma cena para uma situação do cotidiano e apresentá-la para a turma usando a técnica da pantomima. O ideal é que representem diálogos, caso haja necessidade, somente mexendo a boca sem emitir sons. Da mesma forma que devem usar objetos invisíveis, tal qual o exemplo do professor bebendo água sem a geladeira, jarro ou o copo.
Sigo as sugestões do livro para temas das cenas, mas o professor pode adaptar à temas ou questões do cotidiano dos alunos para facilitar a identificação.
Exemplos de temas:
- Trabalho doméstico;
- Prática de esportes;
- Apresentação de uma grupo ou de um cantor em um show;
- Escola;
- Brincadeiras de crianças;
Avaliação
Após se apresentarem a dupla ou trio é avaliada pela turma, sendo levados a perceber quais foram os pontos positivos e negativos de sua ideia.
Esta é uma boa forma de os colegas se corrigirem também, já que entendem seus erros através das falhas dos próprios colegas.
Essa atividade foi extraída da aula "Jogos teatrais - Pantomima", da professora Renata Oliveira Caetano, Juiz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.