Body Art – A pele como suporte pictórico
Ø Converse com seus alunos sobre os diferentes suportes – papel, garrafa, plástico, madeira, papelão, tecido, tela, chão, parede... enfim, superfícies e possibilidades onde podemos registrar uma imagem em desenho ou pintura;Ø Fale sobre suporte pictórico. Sugestão:
Suporte pictórico é a superfície sobre a qual se aplica a cor em uma pintura.
Ø Convide os alunos para apreciar o vídeo:
Oficina de Pintura Corporal Kaiapo ~ Mitoludens
Ø Socialize as imagens trazidas no vídeo, enfocando a forma/desenho, a técnica, a tinta e as imagens vistas;
Ø Disponibilize papel sulfite e lápis para que os alunos elaborarem estudos de croquis com referência nas imagens de pinturas corporais indígenas observadas no vídeo;
Ø Solicite uma pesquisa sobre artistas que trabalham o corpo enquanto suporte pictórico.
Ø Retome o vídeo Oficina de Pintura Corporal Kaiapo ~ Mitoludens e os croquis elaborados a partir dele na aula anterior;
Ø Proponha a apresentação das imagens ou artistas pesquisados e construa com a turma um painel coletivo;
Ø Destaque alguns pontos importantes. Sugestão:
Pintura sobre a pele
As formas de expressão de arte variam de pessoa para pessoa e cada vez mais os artistas tem inovado na forma de divulgar seus trabalhos. Uma maneira bem interessante que começou a ganhar bastante conhecimento em todo mundo pela divulgação na mídia foi a pintura feita na pele. Não é necessariamente uma tatuagem, na verdade os artistas utilizam uma tinta que sai da pele. Algumas destas pinturas chegam a suprir a necessidade de roupas, de tão reais que acabam sendo.
Ø Apresente aos alunos o conceito de Body Art, adaptando-o à faixa etária e ao vocabulário da turma. Sugestão:
Body Art – Arte do corpo
A body art, ou arte do corpo, designa uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e/ou matéria para a realização dos trabalhos, associando-se frequentemente a happenings e performances. Não se trata de produzir novas representações sobre o corpo - encontráveis no decorrer de toda a história da arte , mas de tomar o corpo como suporte para realizar intervenções, de modo geral, associadas à violência, à dor e ao esforço físico.
Itaú Cultural
Essa atividade foi extraída da aula "Body Art – A pele como suporte pictórico", do professor Soraia Cristina Cardoso Lelis - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.