Construindo o conceito de Patrimônio Cultural e Imaterial
Solicite aos alunos que façam grupos de 4 ou 5 membros. Entregue para cada grupo imagens de prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e também imagens de festas populares tombadas pelo Patrimônio Cultural Imaterial.
Observação: Nesta atividade o professor poderá utilizar, preferencialmente, imagens de sua cidade ou região para tornar a atividade mais próxima da realidade vivenciada pelos alunos.
Peça para os alunos observarem as imagens e fazerem os seguintes levantamentos:
- onde fica o prédio registrado na imagem? (no próprio estado dos alunos, em outros estados, outros países, na própria cidade dos alunos?);
- qual a importância do prédio? (para o país, para as pessoas?);
- qual a importância dele ser preservado?
- que festa é essa representada na imagem?
- onde esta festa ocorre (no próprio estado dos alunos, em outros estados, outros países, na própria cidade dos alunos?);
Em seguida peça para cada grupo anotar suas considerações;
Solicite a cada grupo que expresse suas considerações e vá anotando no quadro.
Após todos terem se expressado e de todas as respostas estarem no quadro, relacione-as com os conceitos de patrimônio cultural e imaterial. Destaque o significado do tombamento de prédios (cultura material) e festas (cultura imaterial) e sua relação com a construção do patrimônio cultural de uma região.
Observação: Professor, construa primeiramente o conceito de patrimônio cultural para depois inserir o conceito de imaterial. Cabe ressaltar que esses conceitos devem ser construídos com uma variedade de exemplos para que os alunos possam compreender melhor tais conceitos. Para ajudá-lo nesta tarefa utilize a cartilha: "O que é Patrimônio Cultural Imaterial" disponível no site:http://www.fja.rn.gov.br/imaterial/patrimonioimaterial/docs/cartilha.pdfOs alunos devem anotar no caderno as conclusões da atividade e dar outros exemplos de tradição e patrimônio cultural imaterial presentes na cultura brasileira.
Esta atividade pode ser realizada em parceria com o professor de Artes. Veja exemplo na aula do Portal "Patrimônios Históricos" de autoria da Profa. Soraia Cristina Cardoso Lelis http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15618
Essa atividade foi extraída da aula A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial da professora Ana Flávia Ribeiro Santana - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.