Relato: Semana de Arte Moderna Brasileira
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente e assessora pedagógica Ivete Turmena Guidolin, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo de Pato Branco, do estado do Paraná.Nome do autor: Andrea Luiza Barbosa
E-mail: andrea_izidoro@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual São João Bosco
Município: Pato Branco - PR
Conteúdo: Semana da Arte Moderna no Brasil
Série: 8ª série - Ensino Fundamental
Data enviada: 02/07/2010
Relato
Este trabalho foi pensado e desenvolvido a partir das inquietações, dúvidas e questionamentos dos alunos com relação ao estudo do surgimento da Arte Moderna no Brasil, bem como da pintura, escultura, poesia, literatura e música. Escolhemos, para o estudo, o século XX, pois grandes transformações históricas se deram nesse período, repleto de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. Para isso, realizamos uma pesquisa sobre o século XX, em especial a Semana da Arte Moderna no Brasil, com os fatos que mais se destacaram e, posteriormente, várias atividades.
Recursos didáticos
Os alunos adoraram a ideia e prontamente iniciaram a pesquisa, que foi feita por meio da internet. Paralelamente, um grupo de alunos preparou um trabalho com fotos da época que foram encontradas na TV Multimídia, utilizando o acervo do Portal Dia a Dia Educação.
Procedimento metodológico
Tudo preparado, foi feita uma introdução sobre o que seria falado durante o trabalho, com comentários da época, de acordo com as fotos que estavam sendo apresentadas. Na sequência, os alunos foram levados ao laboratório de informática e utilizaram o software Cmap Tools para criar um mapa conceitual do assunto proposto. Ao concluir a tarefa, cada grupo explanou oralmente seu mapa, dando significado ao mesmo.
Resultado
Esse trabalho proporcionou aos alunos um pouco mais de conhecimento a respeito das Artes Plásticas, Arquitetura, Literatura, Poesia e Música da época, fazendo com que os mesmos valorizassem e conhecessem os grandes artistas brasileiros que levaram, e ainda levam, o nome do nosso país para o mundo. Também foram realizadas leituras de textos e imagens de diferentes obras de arte, assim como de movimentos artísticos de diversas culturas e em diferentes tempos da história. A experiência foi um sucesso.
Referências
MARCHESI, Isaías Jr. Atividades de Educação Artística - Volume 4. 5ª ed. Ática : São Paulo, 1993.PROENÇA, Maria das Graças Vieira dos Santos. História da Arte. São Paulo : Ática, 1998.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - Livro Didático Público - Arte/ vários autores – Curitiba – PR 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da Educação Básica. Seed, 2009
___________________________________________________________________________
Imagem enviada pela Professora Andrea Luiza Barbosa
A imagem abaixo é um mapa conceitual criado por um grupo de alunos, orientados pela Professora Andrea Luiza Barbosa, no laboratório de informática. Foi utilizado o software Cmap Tools para realizar a atividade proposta. Ao concluir a tarefa, cada grupo explanou oralmente seu mapa, dando significado ao mesmo.