Relato: Cor
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais Jclic, sob orientação dos docentes e assessores pedagógicos Adriana Regina Perez Rech e Nilton Sérgio Rech, da Equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo, do estado do Paraná.Nome do autor: Leamara Barbosa Andrade
Nome do Coautor: Adriana Regina Perez Rech e Nilton Sérgio Rech – CRTE de Toledo
E-mail:liaamiga_@hotmail.com
Instituição:Colégio Estadual Antônio José Reis Município: Toledo - PR
Conteúdo:Cor
Série:6ª - Ensino Fundamental
Data de envio:05 de julho de 2010
Relato
Este relato apresenta uma proposta de atividade (Plano de Aula Docente) relacionada ao uso de cores (primárias e secundárias), discutindo as variações de tonalidades a partir das misturas obtidas, pois vivemos em um mundo em que as cores estão presentes em tudo e a todo instante. As etapas da proposta serão realizadas no laboratório de informática com o uso do JClic, desenvolvendo a atividade Palavras Cruzadas.
Objetivos
- Conhecer materiais, estilos e estéticas que compõem o fazer artístico, estimulando a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística, e sobre os processos, por meio dos quais o conhecimento da Arte é construído.
- Proporcionar ao aluno o entendimento do processo da mistura de cores
- Oportunizar ao aluno o entendimento de como se dá o processo de criação da pintura, a partir da memória visual e auditiva, do raciocínio e da sensibilidade latente
- Ambientar os alunos ao uso do software JClic
- Praticar, executar e explorar a atividade de associação simples sobre o conteúdo específico
- Produzir, criar e organizar atividades de Palavras Cruzadas
Recursos Didáticos
Será utilizado como recurso didático o uso da TV Multimídia, vídeos, livros, revistas e jornais. Pretende-se trabalhar o software JClic que permite criar diversos tipos de atividades educativas de autoria.
Procedimentos Metodológicos
Os Conteúdos propostos serão desenvolvidos da seguinte forma:
- Primeiramente serão repassados dados e informações de forma expositiva, com o objetivo de proporcionar ao aluno a possibilidade de formar um esquema mental pertinente ao tema, para que possa estabelecer relações sociais, políticas, históricas e culturais, portanto com os fatores que compõem a sociedade.
- Posteriormente, os alunos reconhecerão e identificarão as cores primárias e secundárias, suas variações de tonalidades (diferença entre claro/escuro), a partir de frutos, legumes, vegetais, minerais, objetos, roupas, revistas, etc.
- Posicionar as cores primárias e secundarias no círculo das cores.
- Utilizar em trabalhos plásticos as cores primárias e secundárias.
- Explorar as formas bidimensionais.
- Fazer uma colagem, de cores primárias e secundárias, com formas geométricas recortadas em papel.
Avaliação
Considerando a Arte como área de conhecimento que tem como objeto de estudo o saber estético, a verificação de aprendizagem não será instrumento de medida, mas de verificação processual. Os alunos deverão demonstrar a apreensão de conteúdos, por meio das relações entre os conhecimentos estéticos e as suas realidades, evidenciados em suas produções.Referências
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual.São Paulo: Pioneira, 1991.CHIPP, Herschel Browning. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica.Curitiba: Seed, 2008.
DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOCK, Gregory. A Nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 1986.
FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1992.
HADDAD,Denise Akel; MOBIN, Dulce Gonçalves. A Arte de Fazer Arte.1 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
OSTROWER, Fayga. Universo da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
Imagem enviada pela Professora Leamara Barbosa Andrade