Relato: Teatro do Oprimido
Conteúdo Estruturante: Teatro do OprimidoNome do autor: Sérgio Luiz Borges
E-mail para contato: sergioborges73@yahoo.com.br
Instituição / Escola: Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez
Município / Estado: Ponta Grossa - PR
Série: 1º ano do Ensino Médio, 1º e 4ª do Curso Formação de Docentes
Data de envio: 23 de novembro de 2010
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim, vídeos
Nomes e links para os arquivos do portal:
Entrevista com Augusto Boal (parte I)
Entrevista com Augusto Boal (parte II)
Entrevista com Augusto Boal (parte III)
Relato
O assunto Teatro-Educação é de suma importância para a formação e a ação de nossos alunos(as) do curso de Formação de Docentes, com o intuito de observar uma efetiva prática pedagógica do teatro na sala de aula, como recurso de aprendizagem.
Objetivo Geral
Tem o objetivo de propiciar ao futuro docente da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental conhecimentos básicos do fazer teatral, por meio de exercícios e jogos teatrais que podem ser utilizados na sala de aula.
Objetivos específicos
- Contribuir com a formação dos futuros docentes.
- Ampliar a compreensão sobre a importância do Teatro no processo ensino-aprendizagem.
- Estimular debates sobre as concepções de educação e teatro que fundamentam as práticas educativas no âmbito da educação formal.
Metodologia
Primeira Aula – 50 minutos
Jogos Teatrais: tendo como estímulos e investigações: percepção auditiva, espacial, coletiva, de si mesmo, experimentações de outras personagens e vivências em outras situações. Será utilizado, também, um vídeo do teatrólogo e dramaturgo Augusto Boal sobre a Teoria do Teatro do Oprimido.
Vídeo - parte I
Segunda Aula – 50 minutos
Improvisações Teatrais, investigando: temas, o “quem”, o “onde” e o “quando”, objetivos e obstáculos.
vídeo - parte I
Terceira Aula – 50 minutos
Interpretação Teatral: exercícios de técnicas teatrais, tendo como base às investigações de Augusto Boal (teatro debate, teatro imagem e teatro jornal).
Vídeo - parte I
Quarta Aula – 50 minutos
Apresentação dos alunos conforme divisão em grupos, com debates e análise das cenas realizadas. Cada grupo deverá ter desenvolvido uma técnica específica de Augusto Boal.
Vídeo - parte III
Recursos
TV Multimídia, máquina fotográfica, jornais e revistas, textos de reflexão.
Avaliação
Avaliar como foi a evolução pessoal de cada aluno (a) no processo de conscientização em relação à importância do ensino de teatro na escola.
Referências
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10ª edição rev. e ampliada. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 368p.