Disciplina - Arte

Relato: Teatro do Oprimido

Conteúdo Estruturante: Teatro do Oprimido
Nome do autor: Sérgio Luiz Borges
E-mail para contato: sergioborges73@yahoo.com.br
Instituição / Escola: Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez
Município / Estado: Ponta Grossa - PR
Série: 1º ano do Ensino Médio, 1º e 4ª do Curso Formação de Docentes
Data de envio: 23 de novembro de 2010
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim, vídeos
Nomes e links para os arquivos do portal:

ícone de acesso aos vídeos
Entrevista com Augusto Boal (parte I)



ícone vídeos
Entrevista com Augusto Boal (parte II)



ícone de acesso aos vídeos
Entrevista com Augusto Boal (parte III)




Relato


O assunto Teatro-Educação é de suma importância para a formação e a ação de nossos alunos(as) do curso de Formação de Docentes, com o intuito de observar uma efetiva prática pedagógica do teatro na sala de aula, como recurso de aprendizagem.

Objetivo Geral


Tem o objetivo de propiciar ao futuro docente da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental conhecimentos básicos do fazer teatral, por meio de exercícios e jogos teatrais que podem ser utilizados na sala de aula.

Objetivos específicos

  • Contribuir com a formação dos futuros docentes.
  • Ampliar a compreensão sobre a importância do Teatro no processo ensino-aprendizagem.
  • Estimular debates sobre as concepções de educação e teatro que fundamentam as práticas educativas no âmbito da educação formal.

Metodologia


Primeira Aula – 50 minutos
Jogos Teatrais: tendo como estímulos e investigações: percepção auditiva, espacial, coletiva, de si mesmo, experimentações de outras personagens e vivências em outras situações. Será utilizado, também, um vídeo do teatrólogo e dramaturgo Augusto Boal sobre a Teoria do Teatro do Oprimido.
Vídeo - parte I

Segunda Aula – 50 minutos
Improvisações Teatrais, investigando: temas, o “quem”, o “onde” e o “quando”, objetivos e obstáculos.
vídeo - parte I

Terceira Aula – 50 minutos
Interpretação Teatral: exercícios de técnicas teatrais, tendo como base às investigações de Augusto Boal (teatro debate, teatro imagem e teatro jornal).
Vídeo - parte I

Quarta Aula – 50 minutos
Apresentação dos alunos conforme divisão em grupos, com debates e análise das cenas realizadas. Cada grupo deverá ter desenvolvido uma técnica específica de Augusto Boal.
Vídeo - parte III

Recursos


TV Multimídia, máquina fotográfica, jornais e revistas, textos de reflexão.

Avaliação


Avaliar como foi a evolução pessoal de cada aluno (a) no processo de conscientização em relação à importância do ensino de teatro na escola.

Referências


BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10ª edição rev. e ampliada. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 368p.
Recomendar esta página via e-mail: