Relato: Arte Paranaense
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina JClic, sob orientação do docente e assessor pedagógico Nilton Sérgio Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Núcleo Regional de Educação de Toledo.Nome do Autor: Aline Fernanda Cassel
Instituição / Escola: Colégio Estadual Eron Domingues – EFM
Coautor: Nilton Sérgio Rech – CRTE de Toledo
E-mail para contato: alinecassel@seed.pr.gov.br
Município / Estado: Toledo – PR
Conteúdo: Arte paranaense / Técnica fotográfica
Turma: 6ª. série/ 7º. EF
Data enviada: 08/11/2010
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Sim, imagens.
Nomes e links para os arquivos do portal:
Queimada - Alfredo Andersen
Acesse a imagemRelato
Este trabalho apresenta uma proposta a partir de conteúdos da Arte do Paraná, envolvendo aulas teóricas, atividades desenvolvidas no laboratório de informática, e o fazer artístico dos educandos. Por meio do software JClic, os alunos terão acesso a pinturas do artista Alfredo Andersen, analisando e reconhecendo características da paisagem paranaense.
Objetivos
- Conhecer características da Arte Paranaense, leitura e apreciação das obras do artista Alfredo Andersen.
- Compreender os elementos formais nas pinturas de Alfredo Andersen.
- Utilizar e interagir com recursos tecnológicos, com o intuito de adquirir e construir conhecimentos.
- Observar e compreender os elementos da paisagem paranaense encontrados nas obras de Alfredo Andersen e pesquisar, relacionar/contextualizar com elementos da paisagem do Oeste do Paraná.
- Produção de trabalho artístico fazendo uso da técnica de fotografia.
Encaminhamentos Metodológicos
Apresentação, aos educandos, da proposta de trabalho. Explanação sobre a Arte do Paraná, momento de leitura e apreciação de diferentes reproduções de imagens e obras de arte, por meio da TV Multimídia. Estudo das características e elementos formais observados nas obras do artista Alfredo Andersen (sugestão: utilizar o LDP de Arte, capítulo 15 – “Arte do Paraná ou Arte no Paraná”). Em seguida, experimentação e utilização do software JClic, no Laboratório de Informática, para interagir com a atividade “Quebra-Cabeças” (Anexo), abordagem dos elementos formais e de composição da técnica de fotografia.
Logo após, serão desenvolvidas atividades práticas: produções e composições fotográficas, nas quais os alunos deverão capturar elementos da paisagem do Oeste do Paraná. Constantemente estaremos refletindo e discutindo a proposta de trabalho, bem como, durante o processo de aprendizagem, os educandos serão constantemente avaliados. Sugestões: poderão ser trabalhadas, paralelamente, as obras de outros artistas, que destacam em seus trabalhos paisagens do estado do Paraná, como: Miguel Bakun, Kurt Boiger, Waldemar Curt Radovanovic Freyesleben, Guido Viaro.
Recursos Didáticos
TV Multimídia, Laboratório de Informática, Livros didáticos, Encarte de imagens, Software JClic, Internet .
Referências
APOSTILA JCLIC. Disponível em:
http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/arquivos/File/Manual_JClic_web.pdf Acesso em: 27.10. 2010
FERREIRA, Ennio Marques. Andersen Volta à Noruega. Curitiba: Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, 2001.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. LPD: Livro Didático Público de Arte. Curitiba: SEED-PR, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2008.
Imagens enviadas pela Professora Aline Fernanda Cassel