Disciplina - Arte

Busca Educação

Relato: História da arte

Nome do autor: Nilva de Glória Frasca
Nome do Coautor: Cislaine de Fatima Ratti e Andréia Aparecida Ferreira da Silva
E-mail para contato: nilva@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: CEEBJA
Município / Estado: Umuarama/PR
Conteúdo: História da Arte
Série: Ensino Fundamental
Data enviada: 08/12/2010


Relato


As atividades propostas foram elaboradas de acordo com os conteúdos estruturantes, Movimentos e Períodos, com destaque para obras e artistas. As atividades serão realizadas no laboratório de informática com o uso do software JCLIC. Espera-se que esse recurso, que faz parte do cotidiano de nossos alunos, possa despertá-los à curiosidade e ao empenho em resolver as tarefas propostas, auxiliando no aprendizado, denotando maior conhecimento em arte.

Objetivos

  • Apropriar-se dos conceitos de arte envolvidos nas obras dos artistas selecionados para elaborar as próprias atividades de criação.
  • Identificar obras e artistas como forma de ampliar seus conhecimentos.
  • Levar o aluno a observar e a diferenciar obras de arte de diferentes artistas e períodos, sendo capazes de reconhecer os diferentes estilos.
  • Proporcionar, ao aluno, atividades diferenciadas com o uso do software JClic, com o intuito de despertar o interesse e a compreensão das atividades.

Encaminhamento Metodológico


As atividades no software JClic foram elaboradas com conteúdos desenvolvidos no decorrer do Ensino Fundamental. As atividades são diversificadas, como: palavras cruzadas, associação simples com figuras, resposta escrita, sopa de letras e associação complexa. Os conhecimentos que os alunos já possuem em arte servirá como base para o desenvolvimento desse trabalho. Ao iniciar a aula, o professor deverá retomar algumas informações da História da Arte, resgatando o conhecimento que o aluno traz consigo. Após, levá-los ao laboratório de informática para que resolvam as atividades no software JClic.

Recursos Didáticos


Uso do laboratório de informática, software JCLIC, com diversas atividades e, se necessário, o uso da internet como fonte de pesquisa.

Avaliação


A avaliação se dará observando-se como o aluno soluciona os problemas apresentados e como se relaciona com o grupo. Deverão demonstrar maior conhecimento no que se refere a obras e artistas, diferenciando os períodos e os estilos individuais, capacidade de desenvolver as atividades com o uso do software JClic, denotando interesse e compreensão das atividades.
Recomendar esta página via e-mail: