Relato: Pintura Mista
Nome do autor: Rosana de Fátima Zanella SpricigoE-mail para contato: rosanazanel@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: CEEBJA
Município / Estado: Pato Branco - PR
Conteúdo: Luz, cor / Técnicas da pintura
Série: Programa Viva a Escola
Data:14/10/2010
Relato
A escola é um espaço de vivências e de construção do conhecimento. O ensino da arte na escola busca promover o desenvolvimento das potencialidades individuais, do espírito de integração em grupo e da formação do indivíduo conhecedor do legado artístico-cultural da humanidade. (COSTA, 2000, p. 19).
Objetivo
O Programa Viva a Escola do CEEBJA – Pato Branco - tem como objetivo geral oportunizar a apreciação, produção e apresentação de trabalhos artísticos em desenho e pintura por parte dos alunos da Unidade de Socioeducação de Pato Branco que participam do programa Proeduse. Diante disso, a proposta foi apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações artísticas, tornar a sala de aula um espaço atrativo e interessante para os alunos, oportunizar a livre expressão por meio do desenho e da pintura, bem como reconhecer e fazer uso de técnicas variadas de pintura.
Metodologia
Como proposta inicial, desenvolveu-se uma atividade de sensibilização dos sentidos: visão, audição, tato e paladar. Partiu-se das partes, com vistas a formar o todo. Em seguida, partiu-se para o desenho de observação/ luz e sombra, estimulando-se a reflexão dos alunos na construção dos conhecimentos artísticos, com o estudo de alguns desenhos de Leonardo da Vinci, criando imagens, conhecendo o trabalho em equipe, desenvolvendo formas e posições diferentes de luz e sombra.
Depois do desenho, concentrou-se no estudo das cores e suportes. Primeiramente, com pintura acrílica sobre papelão, depois com pintura em tela de observação. Dentre as técnicas desenvolvidas, vale citar uma, que de maneira especial, chamou a atenção não só dos alunos participantes, como daqueles que visitaram a exposição: a pintura lavada. Técnica que consiste:
- desenho no papel paraná;
- colagem de texturas com materiais diversos: papel, tecido, areia, barbante, palitos, cascas de árvores, grãos...;
- pintura/sobreposição de cores: branco, amarelo, verde, vermelho, azul e, por fim, o marrom;
- limpeza da obra com pano úmido;
- verniz.
Resultado
Com essas atividades foram alcançados os resultados esperados no programa: a arte como um recurso de desenvolvimento da criatividade, de interação, de valorização para aqueles alunos que encontram, na sociedade, vários preconceitos. A atividade, dessa forma, contribui para a formação de um cidadão mais crítico e participativo, capaz de fazer uma leitura do mundo a partir da sua representação/construção/criação.
Fotos enviadas pela Professora Rosana de Fátima Zanella Spricigo
As fotos mostram o resultado das técnicas desenvolvidas, em especial, a técnica da pintura mista ou pintura lavada (as duas últimas), as quais ganharam maior atenção por parte dos educandos.
|