Disciplina - Arte

Relato: Pintura Mista

Nome do autor: Rosana de Fátima Zanella Spricigo
E-mail para contato: rosanazanel@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: CEEBJA
Município / Estado: Pato Branco - PR
Conteúdo: Luz, cor / Técnicas da pintura
Série: Programa Viva a Escola
Data:14/10/2010


Relato


A escola é um espaço de vivências e de construção do conhecimento. O ensino da arte na escola busca promover o desenvolvimento das potencialidades individuais, do espírito de integração em grupo e da formação do indivíduo conhecedor do legado artístico-cultural da humanidade. (COSTA, 2000, p. 19).

Objetivo


O Programa Viva a Escola do CEEBJA – Pato Branco - tem como objetivo geral oportunizar a apreciação, produção e apresentação de trabalhos artísticos em desenho e pintura por parte dos alunos da Unidade de Socioeducação de Pato Branco que participam do programa Proeduse. Diante disso, a proposta foi apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações artísticas, tornar a sala de aula um espaço atrativo e interessante para os alunos, oportunizar a livre expressão por meio do desenho e da pintura, bem como reconhecer e fazer uso de técnicas variadas de pintura.

Metodologia

Como proposta inicial, desenvolveu-se uma atividade de sensibilização dos sentidos: visão, audição, tato e paladar. Partiu-se das partes, com vistas a formar o todo. Em seguida, partiu-se para o desenho de observação/ luz e sombra, estimulando-se a reflexão dos alunos na construção dos conhecimentos artísticos, com o estudo de alguns desenhos de Leonardo da Vinci, criando imagens, conhecendo o trabalho em equipe, desenvolvendo formas e posições diferentes de luz e sombra.

Depois do desenho, concentrou-se no estudo das cores e suportes. Primeiramente, com pintura acrílica sobre papelão, depois com pintura em tela de observação. Dentre as técnicas desenvolvidas, vale citar uma, que de maneira especial, chamou a atenção não só dos alunos participantes, como daqueles que visitaram a exposição: a pintura lavada. Técnica que consiste:
  • desenho no papel paraná;
  • colagem de texturas com materiais diversos: papel, tecido, areia, barbante, palitos, cascas de árvores, grãos...;
  • pintura/sobreposição de cores: branco, amarelo, verde, vermelho, azul e, por fim, o marrom;
  • limpeza da obra com pano úmido;
  • verniz.
O uso de texturas na pintura leva o aluno ao uso de criatividade. Trabalhar com texturas é se envolver com intensidades, pesquisas e combinações de possibilidades e materiais.

Resultado

Com essas atividades foram alcançados os resultados esperados no programa: a arte como um recurso de desenvolvimento da criatividade, de interação, de valorização para aqueles alunos que encontram, na sociedade, vários preconceitos. A atividade, dessa forma, contribui para a formação de um cidadão mais crítico e participativo, capaz de fazer uma leitura do mundo a partir da sua representação/construção/criação.


Fotos enviadas pela Professora Rosana de Fátima Zanella Spricigo

As fotos mostram o resultado das técnicas desenvolvidas, em especial, a técnica da pintura mista ou pintura lavada (as duas últimas), as quais ganharam maior atenção por parte dos educandos.

Aluno desenhando com a técnica do sombreado.

Aluno pintando sobre suporte.

Pintura feita por aluno, com a técnica lavada.
Pintura sobre tela, por aluno.
Pintura sobre tela, por aluno.

pintura feita por aluno, com a técnica lavada.


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