Disciplina - Arte

Relato: Cor

Nome do autor: Tárcia Zulmira Marcolini
E-mail para contato: tarciamarcolini@hotmail.com
Instituição / Escola: Zulmira Marchesi da Silva
Município / Estado: Cornélio Procópio
Conteúdo: Cor
Data enviada: 27/10/2010
Série:
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Sim, imagens.
Nomes e links para os arquivos do portal

ícone imagemMistura de cores
Acesse a imagem



icone imagemArco-íris
Acesse a imagem



ícone imagemAbaporu - Tarsila do Amaral
Acesse a imagem


Relato


Esta proposta foi elaborada como trabalho final do curso de software Ginp/Cmap tools oferecido pela CRTE de Cornélio Procópio. A disciplina de Arte mobiliza sentidos e capacidades essenciais para o desenvolvimento humano, criatividade, imaginação, observação, etc. Assim, serão trabalhadas as cores primárias, secundárias e terciárias e sua aplicação na Arte.

Objetivo Geral

Identificar e utilizar diferentes técnicas que envolvem o uso do lápis de cor, fazendo uso do Software Cmaptools para trabalhar os conceitos.

Objetivos Específicos

  • Conceituar cores primárias, secundárias, terciárias.
  • Reconhecer as diferentes cores no Disco de Newton.
  • Aplicar corretamente o uso das cores utilizando a técnica do lápis de cor em cartolina.

Encaminhamento Metodológico

Iniciar o tema proposto utilizando uma imagem da TV Multimídia e questionar a turma sobre quais as cores primárias, secundárias, terciárias que estão vendo. Após as respostas e identificação dos saberes dos alunos, sequenciar a aula demonstrando na TV as cores que compõem o Disco de Newton. Na aula seguinte, os alunos devem ir ao laboratório de informática, onde será trabalhado um Mapa Conceitual (programa Cmaptools) inicial utilizando os conceitos explicados na aula anterior (atividades em grupo).

Após, cada grupo apresentará para os demais o seu mapa para a troca de informações. O professor, nesse processo, será o mediador. Na próxima aula, os alunos criarão o Disco de Newton, com o uso das cores e seus possíveis significados psicológicos. Ao final, será analisada a forma de observação em relação ao proposto no Mapa conceitual (elaborado por meio do Programa de Software Cmaptools), e os resultados atingidos durante essa aula.

Avaliação

O percurso do aluno ao longo da atividade proposta, sua própria trajetória, o seu posicionamento em relação à produção artística em geral, o respeito ao gosto, por intermédio de análise observadora em detrimento ao proposto no mapa conceitual (do Programa Cmaptools).

Recursos


Cartolina, lápis de cor, fita crepe, espaço físico, sala da aula, tesoura, laboratório de informática, Programa Cmaptools, cola, quadro de giz, professor e aluno.

Referências Bibliográficas


Paraná, Diretrizes Curriculares da rede pública da educação básica. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. SEED, 2006.
HADDAD, Denise Akel; MORBIN, Dulce Gonçalves. A Arte de fazer Arte. São Paulo : Saraiva.


Recomendar esta página via e-mail: