Relato: Arte Abstrata
Nome do Autor: Maria Ines AlvesE-mail para contato: mari.diovani@hotmail.com
Instituição / Escola: Colégio Sully da Rosa Vilarinho
Município / Estado: Pontal do Paraná
Conteúdo: Arte Abstrata
Série: 7ª do EF
Data enviada: 31/03/2010
Relato
Tenho verdadeira paixão por Artes, mas sempre percebi que os estudantes não a valorizam muito, por julgarem ser de fácil aprovação. Penso que quem valoriza a disciplina é o próprio professor.
Assim, iniciei um trabalho de conscientização com meus alunos, mostrando o valor das expressões artísticas no contexto histórico e o que esta representa para o indivíduo na atualidade. Todo bimestre proponho um trabalho mais elaborado, com "peso" maior, a partir de temas abordados em sala e, na sequência, desenvolvido pelo estudante no que se refere à parte prática, ou seja, dentro do que foi estudado, de que forma os educandos se expressam artisticamente.
Felizmente, tenho conseguido ótimos resultados, tendo feito várias exposições, dentre elas: Exposição de Mosaicos, Reciclagem de disco vinil, Mandalas pintadas, Arte Abstrata, entre outras. A disciplina de Artes possibilita, desde que não banalizada, a satisfação pessoal do estudante, a elevação de sua autoestima, visto que a arte é uma forma de expressar nossos sentimentos por meio de atividades artísticas variadas. Não sou formada em Artes, minhas disciplinas são Ciências e Pedagogia. No entanto, a arte é algo que faz parte da minha vida. Trabalho em Sala de Recursos atuando nas disciplinas de Ciências e Artes.
Obs: postei os trabalhos em um dos meus álbuns, no Orkut, e os alunos ficaram entusiasmados, pois esta é uma ferramenta que o jovem aprecia bastante. Sempre visitam e sentem-se valorizados. Nessa página, do Orkut, estão todos os trabalhos, ou a maioria, desenvolvidos até o momento. É uma forma de mostrar que, seja qual for a "ferramenta", quem estabelece o bom uso somos nós.
Fotos enviadas pela Professora Maria Ines Alves