Relato: Surrealismo
Nome do Autor: Elis Regiane GomesE-mail para contato: elis_gomes@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: Colégio Estadual Estanislau Wrublewski
Município / Estado: Cruz Machado
Conteúdo: Surrealismo / Cor
Série: 2º. Ensino Médio
Data enviada: 15/08/2009
Relato
Transformando a realidade: contribuição em estilo surrealista para uma prática social solidária. Este trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Estanislau Wrublewski, com as turmas de 2ª série do Ensino Médio, no ano de 2009.
Objetivo
O objetivo principal era articular o conteúdo específico ensinado em sala de aula, o Movimento Vanguardista do Surrealismo, com a temática de Conscientização e Preservação da limpeza do ambiente do colégio e da natureza.
Ao mesmo tempo em que os alunos da 2ª série eram os organizadores do trabalho de conscientização, por meio da produção e exposição de seus trabalhos, a comunidade escolar, ao observar o resultado das produções, passaria a refletir sobre seus hábitos e contribuição para a preservação da limpeza no interior da escola, bem como fora dela.
Metodologia
A proposta de trabalho para os alunos era de estudar o Movimento Surrealista e seus principais artistas. Para isso, realizou-se a leitura de imagem de várias obras como “Persistência da memória”, O enigma de Hitler”, ambas de Salvador Dalí e “O carnaval do Arlequim”, de Joan Miró, assim como a pesquisa de vida e obra de outros representantes do Movimento, como René Magritte, Max Ernst.
A partir de uma atividade prática bidimensional, os alunos fizeram alguns estudos em folhas de sulfite A4 para compreender a técnica do Surrealismo, tendo como diretriz o conhecimento da influência das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), pois o Surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa, sendo as características desse estilo a combinação do representativo, do abstrato e do psicológico.
Os alunos foram orientados a usar um elemento figurativo que fizesse referência ao nosso colégio. Em seguida, deveriam unir a temática do trabalho à conscientização para a preservação do ambiente do colégio e, consequentemente, disseminar as ideias para além do ambiente escolar. As imagens deveriam seguir a técnica do Surrealismo, ou seja, algumas desproporcionais e outras causando a deformação do real. Após a realização dos estudos, os alunos utilizaram uma folha de papel canson A3, e as ideias foram colocadas no papel, tendo sido feito o estudo de cores e do material a ser utilizado na composição, que variou entre tinta guache, colagem de figuras de revista, tecido e lápis grafite.
Resultado
O resultado das produções finais foi surpreendente, alguns utilizaram a imagem do colégio, outros a imagem da camiseta do uniforme, ou outros elementos que se referem ao estudo, material escolar, alunos e professores. Em diversos momentos, o processo de criação foi fotografado (preservando a imagem dos alunos), os trabalhos registrados em sua fase de estudo e de acabamento.O suporte utilizado para a exposição dos trabalhos foram murais e algumas paredes do colégio.
Com o intuito de dialogar com a temática escolhida, os alunos fizeram a coleta de objetos deixados na hora do recreio no espaço do colégio, que não foram levados até o lixo, como guardanapos, tampinhas de garrafas, garrafas de água, embalagens. Tais objetos foram selecionados e colocados próximos aos trabalhos, com o objetivo de chamar a atenção. Algumas lixeiras ganharam pintura nova, escrevendo-se nelas a palavra Lixo, intencionalmente, para reforçar o hábito de que a escola possui um lugar próprio para esse fim.
Considerações finais
Além de trabalhar com o tema social , o objetivo desse Plano de trabalho era que o aluno adquirisse o saber sistematizado: o Movimento do Surrealismo, que se articulou de forma muito coerente com o outro tema proposto. Acredito na importância necessária de se trabalhar os conteúdos específicos da Proposta Curricular e, ao mesmo tempo, atender as necessidades e os desafios contemporâneos impostos pela nossa sociedade, valorizando a diversidade, respeitando o contexto histórico em que a escola está inserida, levando em consideração a realidade de cada aluno. Para isso, nada melhor que conhecer o universo individual para saber que tipo de relação é necessário estabelecer com o outro. A função social da escola hoje é ensinar os saberes sistematizados acumulados historicamente, mas saberes que tenham sentido para o aluno. Cabe a ela, então, estar atenta às mudanças para que o processo de ensino-aprendizagem seja verdadeiro.
Dessa maneira, entendo que o ambiente escolar pode ser utilizado para reforçar valores, virtudes e hábitos, aprendidos no seio da família, contribuindo para a formação da cidadania. A disciplina de Arte, durante esse trabalho, contribuiu, assumindo uma característica disseminadora, sempre com a preocupação de reforçar o hábito de preservar, e não apenas de reforçar uma atitude contrária, um trabalho que se iniciou em sala de aula com três turmas e foi levado à comunidade escolar, por meio do conhecimento adquirido pelos alunos.
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Médio. LDP: Liuvro Didático Público de Arte. Curitiba, 2006. STRICKLAND, Carol. Arte Comentada da Pré História ao Pós Moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
Fotos enviadas pela Professora Elis Regiane Gomes
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