Relato: Arte Medieval (Gótica)
Nome do autor: Raquel SchneiderE-mail para contato: raquelsfrade@gmail.com
Instituição / Escola: CE Emílio de Menezes
Município / Estado: Arapongas - PR
Conteúdo: Arte Medieval (Gótica)
Data do envio: 05/11/2010
Relato
Apresentar o Cmap Tools aos alunos é como colocar inúmeras interrogações, pois os conceitos são novos, mas podem ser adquiridos aliando-os ao próprio conteúdo da disciplina. Com o software Cmap Tools foi construído um mapa conceitual, podendo compreender um pouco mais da Arte Gótica.Objetivos
Desenvolver atividades sobre a Arte Gótica, a partir do mapa conceitual:1)Arquitetura gótica Arco Ogival
- Construir arco ogival com o auxílio da régua e do compasso.
- Recortar arcos ogivais em papel de sua escolha e criar composições.
- Construir rosáceas com o auxílio do compasso.
- Desenhar e pintar as rosáceas.
2) Verticalidade
- Apresentar a noção do pensamento da época. Por exemplo: de que a arte gótica apoiava-se em princípios religiosos, ou que as edificações (catedrais) pudessem tocar o céu.
3) Vitral
- Identificar vitrais góticos e contemporâneos.
- Criar um banco de imagens de vitrais das catedrais de Chartres e Burgos, na França.
- Conhecer os vitrais da Catedral de Brasília.
4) Escultura Gótica
- Conhecer e identificar a escultura gótica como parte integrante da arquitetura, onde reis e rainhas são apresentados como personagens “ainda” sagrados.
5) Pintura Gótica
- Tentativa de realismo e da profundidade com Giotto e seus afrescos e a glorificação de Jan Van Eyck com o aperfeiçoamento da tinta a óleo.
- Conhecer a obra de Giotto e Jan Van Eyck que anunciam o Renascimento.
Referências
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. São Paulo: LTC, 2001. VASCONCELOS, T. E NOGUEIRA L. Reviver nossa arte, expressão plástica e arte brasileira São Paulo: Scipione, 1993.
MATINS, M.C, PICOSQUE, C, GUERRA, M.T.T. Didática do Ensino da arte. São Paulo: FTD, 1998.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Arte. Seed, 2009.
Imagem enviada pela Professora Raquel Schneider