Relato: Cinema
Nome do autor: Zenilda Alves ZanattaE-mail para contato: zenildazanatta@brturbo
Instituição / Escola: Colégio Estadual Costa Monteiro
Município / Estado: Nova Esperança - PR
Conteúdo: Imagem virtual/ Cinema
Série: 8ª Série
Relato
1. Prática social inicial
1.1. Cinema, a sétima arte
Objetivos gerais
- Resgatar a cultura popular.
- Utilização do filme como um documento histórico.
Objetivos Específicos
- Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual.
- Apresentar o cinema como uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento.
- Desenvolver, a partir do gosto pelo cinema, o senso crítico, estético e cultural.
- A importância do cinema no cenário educativo.
- Identificar o preconceito.
- Estimular o hábito de frequentar o cinema, possibilitando o aprendizado cultural e artístico.
- Possibilitar o debate em torno do filme “ Tapete Vermelho”.
2.Problematização
2.1 Discussões sobre o conteúdo
- Como surgiu o cinema?
- Como é feito o cinema?
- Sua família gosta de assistir a filmes?
- Que gênero de cinema você mais gosta?
- O filme ajuda a compreender as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior, como com o exterior?
- A escola pode usar os filmes como meios de educar?
- O cinema é um meio de lazer ou uma indústria cultural?
2.2 Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas
- Histórica: Como surgiu o cinema?
- Psicológico: o cinema pode viabilizar uma reflexão a partir da percepção, envolvendo o sentimento?
- Educacional: Como as escolas podem usar o cinema como meio para a educação?
- Conceitual: O que é o cinema? Quais os gêneros do cinema?
- Social: Todos têm acesso ao cinema? O cinema traz esclarecimentos para a sociedade?
- Afetiva: O cinema é baseado na emoção, no sentimentalismo? O cinema ajuda a compreender as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior, como com o exterior?
- Cultural: O cinema desenvolve maneiras de expressar novas ideias? Auxilia na formação do cidadão?
- Econômica: Na Indústria Cultural tudo se torna negócio. Anteriormente, o cinema era um meio de lazer, uma arte. Atualmente, tornou-se um meio de manipulação?
- Legal: Quais as leis que regem essa arte?
3. Instrumentalização
3.1. Ações docentes e discentes
- Apresentação dos comentários dos alunos.
- Apresentação da história do cinema.
- Exposição do conteúdo pelo professor.
- Atividades envolvendo os recursos audiovisuais.
- Construir um taumatrópio.
- Observação e comparação, assistir a filmes com intenção pedagógica (debates).
3.2. Recursos
Humanos e materiais (livros, filmes, revistas, slides, lápis de cor, cartolina).4. Catarse
4.1. Síntese mental do aluno
A utilização da linguagem fílmica, além de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem despertou o interesse pela arte cinematográfica. Ao assistir aos filmes, e a partir dos debates, pode-se acrescentar muito para a formação, desenvolvendo a capacidade crítica, auxiliando a expressar novas ideias. O cinema é baseado na emoção. Os filmes nos ajudam a compreender os sentimentos quando nos colocamos no lugar dos personagens, nos identificando com eles de alguma forma. Construindo um taumatrópio foi possível entender o princípio do cinema.
Ao assistir ao filme “Tapete Vermelho” percebeu-se a valorização e a divulgação da cultura caipira, um resgate da cultura popular, denotando, em algumas cenas, músicas típicas como a catira, bem como as diversas crenças populares existentes no país.
Destaca-se o preconceito às pessoas que vivem no meio rural. Também mostra a questão agrária e o desrespeito à vida humana. Além desses fatores, são abordados problemas das grandes cidades.
4.2. Expressão da síntese
- Dissertação sobre o tema mostrando as dimensões trabalhadas.
5. Prática social final
5.1 Nova postura prática
- Desejar conhecer mais sobre o cinema.
- Saber qual é o gênero do filme assistido.
- Despertar mais interesse pela arte cinematográfica.
- Conhecer mais a cultura.
- Entender mais as dimensões.
- Questionar valores.
5.2 Ações do aluno
- Ler um novo texto sobre o assunto.
- Assistir a filmes com um olhar mais crítico, estético e cultural.
- Fazer comparações dos gêneros fílmicos.
- Manifestar seus pontos de vista em relação aos temas propostos.
- Não pensar somente no lazer, procurando entender mais a cultura.
- Buscar maior conhecimento por meio do filme assistido.
- Respeitar a diversidade cultural.
Resultado
O cinema, apesar de uma arte recente, nos trouxe muito encantamento, servindo-nos como um instrumento de debate e reflexão. Unir o cotidiano ao científico é um desafio. Assim, no momento da síntese mental do conteúdo, ouvi os alunos falarem um pouco do que haviam aprendido, percebi que o conteúdo estudado despertou-lhes o interesse, apropriando-se do conhecimento. Expuseram que, a partir de agora, ao assistir a um filme, não pensariam somente no lazer, mas procurariam entender mais a cultura, maior conhecimento, senso crítico, estético e cultural.Referências
Taumatrópio. Disponível em: http://www.algarvedoctorpool.com/spedromarantiga/disciplinas/cinema/cinema-ficha04.pdfInfo Escola. Disponível em: http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/
GASPARIM,L. João. Uma Didática para a Pedagogia Histórico Crítica. Campinas-SP: Autores associados, 2009.
PARANA. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para a educação básica. Seed, 2008.