Disciplina - Arte

Relato: Cinema

Nome do autor: Zenilda Alves Zanatta
E-mail para contato: zenildazanatta@brturbo
Instituição / Escola: Colégio Estadual Costa Monteiro
Município / Estado: Nova Esperança - PR
Conteúdo: Imagem virtual/ Cinema
Série: 8ª Série


Relato


1. Prática social inicial


1.1. Cinema, a sétima arte



Objetivos gerais

  • Resgatar a cultura popular.
  • Utilização do filme como um documento histórico.


Objetivos Específicos

  • Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual.
  • Apresentar o cinema como uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento.
  • Desenvolver, a partir do gosto pelo cinema, o senso crítico, estético e cultural.
  • A importância do cinema no cenário educativo.
  • Identificar o preconceito.
  • Estimular o hábito de frequentar o cinema, possibilitando o aprendizado cultural e artístico.
  • Possibilitar o debate em torno do filme “ Tapete Vermelho”.


2.Problematização


2.1 Discussões sobre o conteúdo

  • Como surgiu o cinema?
  • Como é feito o cinema?
  • Sua família gosta de assistir a filmes?
  • Que gênero de cinema você mais gosta?
  • O filme ajuda a compreender as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior, como com o exterior?
  • A escola pode usar os filmes como meios de educar?
  • O cinema é um meio de lazer ou uma indústria cultural?

2.2 Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas

  • Histórica: Como surgiu o cinema?
  • Psicológico: o cinema pode viabilizar uma reflexão a partir da percepção, envolvendo o sentimento?
  • Educacional: Como as escolas podem usar o cinema como meio para a educação?
  • Conceitual: O que é o cinema? Quais os gêneros do cinema?
  • Social: Todos têm acesso ao cinema? O cinema traz esclarecimentos para a sociedade?
  • Afetiva: O cinema é baseado na emoção, no sentimentalismo? O cinema ajuda a compreender as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior, como com o exterior?
  • Cultural: O cinema desenvolve maneiras de expressar novas ideias? Auxilia na formação do cidadão?
  • Econômica: Na Indústria Cultural tudo se torna negócio. Anteriormente, o cinema era um meio de lazer, uma arte. Atualmente, tornou-se um meio de manipulação?
  • Legal: Quais as leis que regem essa arte?


3. Instrumentalização


3.1. Ações docentes e discentes

  • Apresentação dos comentários dos alunos.
  • Apresentação da história do cinema.
  • Exposição do conteúdo pelo professor.
  • Atividades envolvendo os recursos audiovisuais.
  • Construir um taumatrópio.
  • Observação e comparação, assistir a filmes com intenção pedagógica (debates).

3.2. Recursos

Humanos e materiais (livros, filmes, revistas, slides, lápis de cor, cartolina).


4. Catarse


4.1. Síntese mental do aluno


A utilização da linguagem fílmica, além de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem despertou o interesse pela arte cinematográfica. Ao assistir aos filmes, e a partir dos debates, pode-se acrescentar muito para a formação, desenvolvendo a capacidade crítica, auxiliando a expressar novas ideias. O cinema é baseado na emoção. Os filmes nos ajudam a compreender os sentimentos quando nos colocamos no lugar dos personagens, nos identificando com eles de alguma forma. Construindo um taumatrópio foi possível entender o princípio do cinema.
Ao assistir ao filme “Tapete Vermelho” percebeu-se a valorização e a divulgação da cultura caipira, um resgate da cultura popular, denotando, em algumas cenas, músicas típicas como a catira, bem como as diversas crenças populares existentes no país.
Destaca-se o preconceito às pessoas que vivem no meio rural. Também mostra a questão agrária e o desrespeito à vida humana. Além desses fatores, são abordados problemas das grandes cidades.

4.2. Expressão da síntese

  • Dissertação sobre o tema mostrando as dimensões trabalhadas.


5. Prática social final


5.1 Nova postura prática

  • Desejar conhecer mais sobre o cinema.
  • Saber qual é o gênero do filme assistido.
  • Despertar mais interesse pela arte cinematográfica.
  • Conhecer mais a cultura.
  • Entender mais as dimensões.
  • Questionar valores.

5.2 Ações do aluno

  • Ler um novo texto sobre o assunto.
  • Assistir a filmes com um olhar mais crítico, estético e cultural.
  • Fazer comparações dos gêneros fílmicos.
  • Manifestar seus pontos de vista em relação aos temas propostos.
  • Não pensar somente no lazer, procurando entender mais a cultura.
  • Buscar maior conhecimento por meio do filme assistido.
  • Respeitar a diversidade cultural.


Resultado

O cinema, apesar de uma arte recente, nos trouxe muito encantamento, servindo-nos como um instrumento de debate e reflexão. Unir o cotidiano ao científico é um desafio. Assim, no momento da síntese mental do conteúdo, ouvi os alunos falarem um pouco do que haviam aprendido, percebi que o conteúdo estudado despertou-lhes o interesse, apropriando-se do conhecimento. Expuseram que, a partir de agora, ao assistir a um filme, não pensariam somente no lazer, mas procurariam entender mais a cultura, maior conhecimento, senso crítico, estético e cultural.


Referências

Taumatrópio. Disponível em: http://www.algarvedoctorpool.com/spedromarantiga/disciplinas/cinema/cinema-ficha04.pdf
Info Escola. Disponível em: http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/
GASPARIM,L. João. Uma Didática para a Pedagogia Histórico Crítica. Campinas-SP: Autores associados, 2009.
PARANA. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para a educação básica. Seed, 2008.
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