Disciplina - Arte

Galerias de Imagens > > Artes Visuais

Di Cavalcanti - O nascimento de Vênus, 1940

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti, foi pintor, caricaturista e ilustrador brasileiro. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1897 e faleceu em 26 de outubro de 1976, na mesma cidade. Idealizou e participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo 11 obras de arte e elaborando a capa do catálogo. Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo). Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba. Em suas obras são comuns também, os temas sociais do Brasil (festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc).
O MAC possui em seu acervo, além de pinturas, uma série de mais de 500 desenhos, que cobrem o período que vai da década de 20 até o ano de 1952: grafites, aquarelas, guaches e nanquins, generosamente doados pelo artista.
O quadro "O Nascimento de Vênus" de Di Cavalcanti, é uma releitura da obra de Sandro Botticelli, o qual apresenta a deusa Vênus da mitologia grega, porém em circunstâncias e contextos distintos. Com isso nota-se que existem alguns aspectos parecidos,como por exemplo, as formas que as supostas deusas localizam suas mãos e ao fundo da obra aparece o mar, como um símbolo do tropicalismo brasileiro. A obra foi pintada em 1940, com 54 cm de altura e 65 cm de largura. Tinta à óleo sobre tela.
<br/>
Palavras-chave: Di cavalcanti, Arte Moderna, pintor brasileiro, Semana de Arte Moderna, expressionismo, cubismo, temas sociais, MAC, O Nascimento de Vênus

Fonte: www.dicavalcanti.com.br

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti, foi pintor, caricaturista e ilustrador brasileiro. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1897 e faleceu em 26 de outubro de 1976, na mesma cidade. Idealizou e participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo 11 obras de arte e elaborando a capa do catálogo. Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo). Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba. Em suas obras são comuns também, os temas sociais do Brasil (festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc). O MAC possui em seu acervo, além de pinturas, uma série de mais de 500 desenhos, que cobrem o período que vai da década de 20 até o ano de 1952: grafites, aquarelas, guaches e nanquins, generosamente doados pelo artista. O quadro "O Nascimento de Vênus" de Di Cavalcanti, é uma releitura da obra de Sandro Botticelli, o qual apresenta a deusa Vênus da mitologia grega, porém em circunstâncias e contextos distintos. Com isso nota-se que existem alguns aspectos parecidos,como por exemplo, as formas que as supostas deusas localizam suas mãos e ao fundo da obra aparece o mar, como um símbolo do tropicalismo brasileiro. A obra foi pintada em 1940, com 54 cm de altura e 65 cm de largura. Tinta à óleo sobre tela.
Palavras-chave: Di cavalcanti, Arte Moderna, pintor brasileiro, Semana de Arte Moderna, expressionismo, cubismo, temas sociais, MAC, O Nascimento de Vênus